cabecalho apta130219

PREÇOS AGROPECUÁRIOS FECHAM A SEGUNDA QUADRISSEMANA DE FEVEREIRO EM QUEDA

No período analisado, 10 produtos apresentaram alta de preços, tomate para mesa e o amendoim foram os que mais subiram. Entre os produtos que apresentaram queda, os destaques são a banana nanica e a soja.
O IqPR- Indice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou queda de 0,25% na segunda quadrissemana de fevereiro. Quando a cana-de-açúcar açúcar, que no período teve alta de 0,37%, é excluída do cálculo do índice, devido a sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR apresenta queda mais acentuada e fecha em -0,83%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
De acordo com os pesquisadores Luís Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo, os produtos que registraram as maiores altas foram: tomate para mesa (30,88%) e amendoim (12,52%).
No tomate para mesa, as chuvas geraram perdas de colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços. Para o amendoim, a redução de área da variedade tatu (específica da indústria de confeitos) elevou os preços médios recebidos pelos produtores paulistas.
Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram: banana nanica (22,54%) e soja (11,25%).
Para a banana, o clima quente e chuvoso acelerou a oferta do produto, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu com a concorrência de outras frutas de época (verão), provocando a redução do preço do produto.
No caso da soja, a perspectiva de safra recorde no Brasil e a execução de vendas antecipadas por parte dos produtores apresentam a expectativa de uma grande quantidade do produto no mercado em 2013. É importante enfatizar, contudo, que em comparação com o mesmo período do ano anterior os preços atuais estão aproximadamente 35% maiores.
Para ler o artigo completo e acessar as tabelas clique aqui.
Mais informações:
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br
Pin It

Notícias por Ano