bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

PREÇOS AGROPECUÁRIOS SOBEM 2,01% NA SEGUNDA QUADRISSEMANA DE MARÇO

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 2,01% na segunda quadrissemana de março, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os produtos que registraram as maiores altas foram: laranja para mesa (35,35%), banana nanica (20,34%) e tomate para mesa (19,40%).
A escassez de laranja de qualidade e o aumento da demanda com o fim das férias escolares, associados à menor concorrência com outras frutas típicas do verão, propiciaram o reajuste nos preços recebidos pelos citricultores, afirmam os pesquisadores Luís Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo.
A banana nanica recuperou, em parte, os preços que estavam muito baixos entre os meses de janeiro e fevereiro. A maior demanda com início das aulas escolares contribuiu para esta valorização.
No caso do tomate para mesa, as chuvas geraram perdas na colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços.
Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram: batata (11,48%), carne suína (8,82%) e café (7,75%).
A batata de qualidade inferior ofertada na última semana de fevereiro, associada com a entrada da produção de Minas Gerais, resultaram na queda dos preços médios recebidos pelos produtores paulistas.
Para a carne suína, a redução do consumo no período resultou na queda dos preços pagos aos suinocultores. A queda observada da cotação para o café arábica é resultado de uma diminuição mundial na demanda por essa commodity, que vem sendo paulatinamente substituído pelo café robusta, na composição das principais ligas de café torrado e moído.
Para consultar as tabelas, acesse: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=12603.
Mais informações:
Instituto de Economia Agrícola
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498

Notícias por Ano