cabecalho apta130219

Preços ao produtor: alta de 0,80% na segunda quadrissemana

Na segunda quadrissemana de abril, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que tem como base os preços pagos ao produtor, registrou alta de 0,80%. O índice dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) teve variação positiva de 2,11%, enquanto o de origem animal (IqPR-A) apresentou variação negativa de 2,46%. A informações são do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA/Apta/SAA).

Os produtos que registraram as maiores altas foram tomate (39,58%), banana nanica (16,88%), laranja para mesa (5,71%), carne suína (4,88%) e trigo (3,03%). “A marcante variação de preços do tomate está de acordo com o padrão de variação estacional observado nos últimos anos. O fim da safra de verão provoca picos de preços nos meses de março e abril e os baixos preços de fevereiro servem de base para a variação acentuada”, afirmam os pesquisadores. Para a banana, explicam, a maior demanda impulsionou os preços para cima.
           
As maiores quedas de preços na segunda quadrissemana de abril foram amendoim (10,63%), carne de frango (6,10%), arroz (3,88%), milho (3,84%) e feijão (3,49%). “O patamar de oferta de feijão tem pressionado para o recuo das cotações, além do que já se observa uma redução de consumo face ao aumento do desemprego urbano. A queda nos preços do amendoim ficou mais acentuada que a verificada em março de 2009 com a ocorrência da safra de verão, que acarreta cotações mais baixas nos meses de março a maio”.

A análise é feita pelos pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. A íntegra está disponível no site www.iea.sp.gov.br. (Fonte: IEA)

CONTATOS:
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Tel: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
www.agricultura.sp.gov.br

 

Pin It

Notícias por Ano