bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agropecuários sobem 12,78% em 2018, informa IEA

O índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas (IqPR) registrou pequena alta de 0,07% em dezembro de 2018 na comparação com o mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os produtos que apresentaram as maiores elevações foram: feijão (43,23%), banana nanica (13,59%), batata (9,65%) e milho (4,87%). As principais quedas ficaram por conta do leite cru refrigerado (-13,76%), amendoim (-3,19%), café (-2,25%) e cana-de-açúcar (-1,89%).

No acumulado dos últimos 12 meses, o IqPR acumulou alta de 12,78. Apesar da maioria absoluta dos produtos apresentar altas acentuadas no período, o fato do preço médio da cana-de-açúcar, que tem grande peso na composição do índice, ter se desvalorizado 1,48% impediu uma apreciação maior para o IqPR, destacam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisador do IEA.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e gráficos, além de consultar os valores do índice com e sem cana-de-açúcar, principal produto agrícola do Estado de São Paulo, clique aqui.

Por: Nara Guimarães

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias por Ano