bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas mantém trajetória de queda

O IqPR - índice que mede a flutuação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas - registrou queda de 1,06% na segunda quadrissemana do mês de maio de 2019, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dentre os produtos que apresentaram aumento de preços quando comparados com o mesmo período do mês anterior, destacaram-se: batata (9,14%), arroz (5,73%), carne de frango (5,37%) e amendoim (3,11%).

No caso da batata, a oferta menor fruto da redução das áreas cultivadas e das chuvas que nas últimas semanas dificultaram as colheitas se apresenta como principal indutor dessa alta dos preços na safra de outono. Nota-se que os preços atuais estão 230% maiores que os vigentes no mesmo período de 2018, explicam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA.

Dos 11 produtos que sofreram redução de preços no período analisado, destacam-se: banana nanica (23,88%), feijão (21,36%) e laranja para mesa (15,02%).

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com detalhes sobre os 19 produtos que compõem o índice, clique aqui.

Por: Nara Guimarães

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Tel: (11) 5067-0069

Notícias por Ano