bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Produção paulista de café deve cair 26,55%, para 3,4 milhões de sacas, em 2011/12

A produção paulista de café deve cair 26,55%, para 3,424 milhões de sacas (60kg), na safra 2011/12, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), estes últimos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na safra passada, a produção do Estado atingiu a quantidade de 4,661 milhões de sacas.      
Esta primeira estimativa da safra 2011/12 aponta área total de 175,78 mil hectares, da qual a área em formação (sem produção) alcança 8.634 hectares. Considerando apenas a área em produção, a produtividade das lavouras paulistas deverá alcançar a média de 20,49 sacas por hectare. “Tais resultados refletem a já esperada diminuição na produção decorrente da bienalidade natural da lavoura”, dizem os técnicos responsáveis pelo levantamento.
“A recente escalada das cotações do produto deverá contribuir para a reversão da longa tendência de redução de área cultivada no Estado, em que a cafeicultura tem cedido áreas para outras atividades agropecuárias. Todavia, a quantidade de talhões erradicados não promoveu diminuição expressiva no parque cafeeiro que ainda conta com uma população de 490,646 milhões de covas. A relativa estabilidade do parque cafeeiro é resultado da implantação de novos estandes com maior número de plantas, pois, enquanto na área em formação a densidade se aproxima das 3.500cv/ha, a média de estande da área em produção não alcança as 2.800cv/ha.”
 À época do levantamento, o estoque não-comercializado, depositado nas próprias propriedades, cooperativas e armazéns, ainda carregava 1,7 milhão de sacas de café beneficiado, segundo os especialistas que elaboraram a previsão de safra. “Tal quantidade de produto encontra-se na iminência de não conferir segurança ao abastecimento durante a entressafra e essa é uma das razões para a escalada dos preços, pois idêntica situação ocorre nos demais estados produtores da bebida.”
Link: Primeira estimativa de safra cafeeira paulista, 2011/12
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano