bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Produção paulista de café na safra 2012/13, estimada em 4,92 milhões de sacas

A produção paulista de café na safra 2012/13 é estimada em 4,92 milhões de sacas, de acordo com o segundo levantamento realizado em maio pela parceria entre Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/MAPA) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
A produção concentra-se na região de Franca, principal cinturão cafeicultor do Estado, com estimativa de mais de dois milhões de sacas. Em segundo lugar, aparece a região de São João da Boa Vista, com mais de um milhão de sacas.
Os resultados obtidos confirmam que a safra 2012/13 pertence a um ciclo de alta na produção, dizem os técnicos responsáveis pelo levantamento. A adoção por parte dos cafeicultores de padrões elevados de manejo agronômico, com repercussão na promissora safra, foi permitida pela bienalidade típica desse cultivo e o satisfatório regime de chuvas observado, a partir do último trimestre de 2011 e primeiro de 2012, principalmente, associado aos bons preços recebidos na última safra.
Frente à estimativa de novembro (4,6 milhões de sacas), em apenas três dos cinturões considerados no Estado (São João da Boa Vista, Ourinhos/Avaré e Dracena/Tupã) foram constatadas quedas na produção, porém mais do que compensada pela expansão verificada nas demais, inclusive naquelas em que a cafeicultura é marginal, considerando o escopo das atividades econômicas agrícolas nelas implementadas.

Clique aqui para ver o segundo levantamento da safra paulista 

Veja ainda o segundo levantamento da safra nacional  

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424 

Notícias por Ano