Produtos orgânicos ganham mercado

Pequenos produtores estão ganhando destaque pela qualidade de produtos que estão conquistando o mercado brasileiro. Alface americana, rabanete, tomate-salada, tomate-cereja, morango e couve chinesa são alguns dos principais alimentos produzidos em Piraquara. O diferencial é a utilização de agricultura orgânica, mais saudável e cada vez mais requisitada pelo consumidor. Um dos maiores compradores do município, a empresa Rio de Una, de São José dos Pinhais, adquire cerca de uma tonelada de produtos por ano e financia parte dos insumos utilizados pelos agricultores e o frete. Ela revende os produtos com selo de qualidade para grandes redes de supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Fazemos um contrato-futuro com o agricultor. A empresa garante a compra e o fornecedor garante sua produção, tudo com preços pré-fixados, independente do valor que estiver no mercado. É uma garantia para o produtor”, afirma Rosângela de Almeida, agrônoma da Rio de Una. O programa de morango orgânico desenvolvido no ano passado colocou a cidade no topo das maiores produtoras de morango produzido sem agrotóxico no Estado. A Prefeitura distribuiu, no início do ano passado, 30 mil mudas aos agricultores e a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) promoveu o treinamento e orientação para cultivo e processamento da fruta. Ao final de 2006, foram vendidas 37 toneladas de morango com padrão A e os agricultores arrecadaram aproximadamente R$ 86 mil com a venda do produto. Roberto Nagase, um dos principais produtores da cidade, calcula que serão entregues cerca de 15 toneladas, entre tomate e morango, neste ano. Segundo Nagase, o apoio recebido da Prefeitura e da Rio de Una tem ajudado muito nos negócios, tanto que, além dele e da esposa Tereza Nagase, passaram a trabalhar mais duas funcionárias em sua propriedade. Os produtos orgânicos de Piraquara também podem ser encontrados no comércio local ou diretamente com os próprios proprietários rurais que vendem seus produtos. O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e turismo Gilmar Clavisso entende que as parcerias e projetos contribuem para o crescimento do município e, principalmente, com a renda familiar dos agricultores da região. A produção orgânica é um pré-requisito para qualquer agricultor de Piraquara. A cidade tem praticamente todo o território coberto por área de manancial e preservação ambiental, o que impede a utilização de agrotóxicos e venenos.