Produção de leite de búfalas é difundida por pesquisadores da SAA na Caravana Família Nação Agro

As pesquisas em produção de bubalinos tornam o Governo do Estado de São Paulo atuante na região do Vale do Ribeira, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a difusão de tecnologia do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) para produtores. A região com maior plantel de búfalos de São Paulo, mais de 35 mil cabeças, recebeu a Caravana Família Nação Agro e contou com o apoio de pesquisadores da Secretaria para o evento que ocorreu no dia 30/1, em Registro (SP).

A Unidade IZ de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro e o Polo Regional do Vale do Ribeira, parceiros há anos do Sindicato Rural de Registro, estiveram juntos com a Faesp/Senar e Sebrae na organização do encontro, idealizado pelo Canal Rural, que tem por objetivo levar informações e tecnologias aos agricultores.

Foram realizadas três palestras, dentre elas o tema “Produção de leite de búfalas a pasto”, proferida por Otávio Bernardes, bubalinocultor e membro da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) e da International Buffalo Federation (IBF).

A palestra focou sobre o manejo adequado das pastagens e a importância da genética e da nutrição correta na produção de leite de búfalas. O pasto ainda foi apontado como o alimento mais barato, por isso, precisa ser manejado corretamente para corresponder às exigências nutricionais das búfalas com potencial produtivo.

O pesquisador Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, responsável pelos projetos científicos na unidade do IZ, explica que o manejo correto no pasto aliado à genética ajuda na qualidade do leite, e consequentemente nos derivados. O leite de búfala terá ainda mais gordura e mais proteína, comparado ao leite de bovinos. “A proteína é importante para produção de derivados, alcançando maior rendimento e a gordura é relevante para produção de mussarela”, destaca.

Caio Rossato, presidente da ABCB, destacou que a participação de instituições de pesquisa nestes eventos demonstra o empenho dos pesquisadores em fazer as informações chegarem ao público alvo [os produtores rurais], sendo importantíssima a existência de uma Unidade do IZ na região que possui o maior número de búfalos do Estado de São Paulo. “O IZ, além de servir de modelo de produção para os bubalinocultores do Vale, desenvolve pesquisas e difunde tecnologias imprescindíveis para o setor”, enfatizou.

O diretor do Sindicato Rural de Registro (SP), Jeferson Magário, destacou que os cursos auxiliam os produtores diante da vantagem de se produzir leite de búfala em uma região totalmente favorável a esses animais.

Registro é considerado, pelo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), a capital administrativa do Vale do Ribeira e nesta cidade está situada a Unidade do Instituto de Zootecnia, destinada à realização de pesquisas com uma das espécies mais importantes do Vale, a bubalina.

Otávio Bernardes, diretor da ABCB e da IBF parabenizou os pesquisadores do IZ e do Polo Regional pelo evento e pelo empenho. “Espero que o IZ continue firme no desenvolvimento de tecnologias e possa colaborar com a produção de sêmen de búfalo, material genético tão escasso no mercado nacional e, também, aumentar o número de animais melhorados na Unidade, os quais poderão ser disponibilizados aos produtores, contribuindo ainda mais com o aumento da produtividade das búfalas do Vale do Ribeira”.

“Atualmente, a produção nacional chega a 500 milhões de litros por ano. Em 2019, houve um crescimento de 15%, com a produção de nove milhões de litros de leite. O mercado também está necessitando, cada vez mais, de matéria prima de um leite que vem sendo muito valorizado pelo consumidor”, segundo falou Rossato.

Empresas apoiadoras, que agregam valor ao leite na região, estiveram com estandes, expondo seus produtos. Um dos laticínios do Vale do Ribeira, o Bianco Latte proporcionou aos participantes a degustação de diversos derivados de leite de búfalas. Já o Frigorífico Frigoraes apresentou diferentes cortes especiais de carne de búfalos da marca Búfalo Prime saboreados pelos participantes. A empresa Palmito da Fazenda também estava no local, expondo sua marca de carnes de búfalos, a Green Buffalo.

O Sebrae Vale do Ribeira, por meio do Programa Sebrae SP de Leite, oferece cursos aos produtores para que possam aumentar sua produtividade.

O próximo “Caravana Família Nação Agro” do Vale do Ribeira será no município de Iguape. Devido ao sucesso do evento de Registro, o Canal Rural está empenhado em realizar outro evento nesta cidade ainda em 2020.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa- IZ