bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Profissionais da agricultura podem colaborar com grupo de trabalho sobre Planejamento da Conservação do Solo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo criou um grupo de trabalho sobre Planejamento da Conservação do Solo com o objetivo de elaborar um manual técnico para o cultivo de cana-de-açúcar. O trabalho será coordenado pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.
Para desenvolver esse projeto, os pesquisadores da Pasta esperam contar com a participação de pessoas que atuam em diferentes áreas de manejo agrícola para responderem sobre conservação dos solos. Os interessados podem contribuir com o grupo preenchendo o questionário. Para responder às perguntas, clique aqui. Agricultores e outros profissionais agrícolas podem responder às perguntas até 11 de março de 2016.
As atividades são coordenadas pela pesquisadora da Secretaria que atua no Instituto Agronômico, Isabella Clerici De Maria, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).
Segundo Isabella, o questionário viabilizará a realização do levantamento de informações para análise das normas e recomendações sobre conservação dos solos. “Espera-se que as respostas permitam uma visão abrangente e representativa do que é realizado na conservação dos solos em São Paulo e, assim, possam subsidiar e ratificar as recomendações da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo”, diz. As normas poderão orientar melhor as elaborações de projetos de controle da erosão.
A pesquisadora do IAC afirma que o setor canavieiro está comprometido com as questões ambientais e já assinou um protocolo ambiental com o Governo do Estado de São Paulo. “O boletim sobre as práticas conservacionistas na cultura da cana será de grande importância, com as mudanças significativas nos sistemas de manejo adotados e a ampliação da área de cultivo”, afirma Isabella.
De acordo com a pesquisadora, após a finalização das recomendações sobre práticas conservacionistas na canavicultura, serão revisadas informações para outras culturas, como citros, pastagens e grãos. A expectativa é elaborar um manual técnico sobre conservação do solo.
O grupo de trabalho sobre Planejamento da Conservação do Solo foi criado em junho de 2015. “As atividades da Secretaria de Agricultura que buscam ações conservacionistas são incentivadas pelo governador Geraldo Alckmin”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.
Como participar
No primeiro acesso ao site, o interessado deverá fazer uma solicitação de acesso, por meio do preenchimento de dados, conforme consta no site. A partir deste passo, o profissional receberá senha e login para acessar o questionário e respondê-lo.
Por Mônica Galdino
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto Agronômico, de Campinas

Notícias por Ano