bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Programa Aplique Bem do IAC recebe do MAPA Prêmio em Boas Práticas

O reconhecimento é na categoria Responsabilidade Social

O Programa Aplique Bem desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) recebeu o Prêmio em Boas Práticas, na categoria Responsabilidade Social, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 23 de fevereiro de 2022. A empresa parceira do Aplique Bem, a UPL, recebeu o Selo Mais Integridade 2021/2022 na categoria Responsabilidade Social. O reconhecimento obtido pelo IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, objetiva fomentar, reconhecer e premiar práticas de integridade por empresas do agronegócio sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e empenho para a mitigação das práticas de fraude, suborno e corrupção. A entrega do Selo foi feita em evento em Brasília, com transmissão online no YouTube do MAPA. Um vídeo sobre as ações do Aplique Bem foi exibido durante o evento, que contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O Programa Aplique Bem treina trabalhadores rurais para a adequada prática de pulverização, com vistas aos cuidados com a saúde do aplicador, preservação ambiental e eficiência no controle de pragas e doenças nas lavouras. Esse trabalho é desvinculado de marcas comerciais e estratégias mercadológicas da empresa patrocinadora, a UPL. Com 15 anos de atuação, o Aplique Bem já treinou cerca de 75 mil trabalhadores rurais, em pequenas e médias propriedades, em aproximadamente mil municípios de 23 estados do Brasil. Também foi adotado em outros sete países: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã. O Programa envolve ainda a avaliação de pulverizadores em uso, com base na ISO 16122. A atividade é feita com laboratórios móveis, chamados TechMóveis, levados às propriedades rurais. O Aplique Bem treina também engenheiros agrônomos e técnicos em formação nas universidades de Agronomia e Colégios Técnicos Agrícolas, em todo o Brasil.

“Levamos o conhecimento para o trabalhador rural, sem o transtorno de tirá-lo do campo e explicamos sobre aspectos da pulverização, na linguagem compreensível para esses profissionais. São procedimentos que os ajudam a compreender a razão de cada ajuste do pulverizador, mostrando na prática como o uso inadequado da tecnologia pode prejudicar não só as lavouras, mas também a saúde pessoal e até da sua família”, afirma Hamilton Ramos, pesquisador do IAC responsável pelo trabalho.

O IAC está entre 17 organizações do setor agropecuário premiadas pelo MAPA. Dessas, nove receberam a premiação pela primeira vez, representada pelo Selo Verde, e oito alcançaram a renovação do certificado do Selo Amarelo. Também foram reconhecidas as duas “Melhores Boas Práticas” nas categorias “Sustentabilidade Ambiental” e “Responsabilidade Social”.

Segundo Ramos, o trabalhador rural está aberto a adotar melhorias nos manejos que realiza, basta que as tecnologias cheguem até a sua realidade, de modo didático e com adoção viável. “Os produtores não usam os produtos de forma incorreta porque querem, mas porque lhes falta, em muitos cenários, o acesso à informação de qualidade. O produtor é um empresário rural e como qualquer outro empresário precisa ser competitivo na safra para ter retorno”, comenta o cientista.

De acordo com o pesquisador do IAC, o custo com defensivos agrícolas pode cair pela metade, se produtor incorporar boas práticas do Aplique Bem “Para nós, tão ou mais importante do que o número de agricultores e aplicadores beneficiados pelo Aplique Bem, é a mudança de comportamento que o Programa vem introduzindo, principalmente nas pequenas e médias propriedades do Brasil, ao longo de 15 anos de atividade”, ressalta Ramos.

 

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045)
Assessoria de imprensa IAC
midiaiac@iac.sp.gov.br

monica.silva@sp.gov.br

 

Notícias por Ano