Programa de Sanidade em Agricultura Familiar do IB será apresentado em evento para comemorar o Dia do Agricultor

No Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho, o Instituto Biológico (IB-APTA) apresentará o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) durante o Encontro Regional de Agricultores, que será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em Dracena, interior paulista, a partir das 8h. O evento, promovido em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), busca divulgar políticas públicas para a agricultura familiar.
O Prosaf é um programa coordenado pelo Instituto Biológico que já ajudou mais de dois mil produtores rurais paulistas a melhorarem a sanidade vegetal e animal em suas propriedades. Lançado em 2009, o Programa realiza ações de curto, médio e longo prazo com a identificação de pragas e doenças que ocorrem nas propriedades e com propostas técnicas de manejo para melhorar a produção.
“O resultado é o aumento da renda, a melhoria na qualidade dos produtos ofertados aos consumidores, a redução no uso de produtos químicos e a produção com sustentabilidade”, afirma Antonio Batista Filho, pesquisador e diretor-geral do IB. Durante o evento serão apresentadas informações gerais sobre o Programa. “Também exibiremos vídeos com tecnologias sustentáveis desenvolvidas pelo IB e apostilas usadas durante os treinamentos”, afirma.
O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar trabalha a partir das demandas dos agricultores paulistas. São eles que entram em contato e solicitam a visita dos pesquisadores. Na propriedade, as pragas e doenças que estão afetando a produção são identificadas e, com base nos diagnósticos, os pesquisadores propõem treinamentos para solucionar o problema.
“Muitas vezes, os agricultores não sabem identificar quais pragas e doenças estão afetando suas plantas e animais e acabam desperdiçando tempo, dinheiro e produtos químicos com o diagnóstico errado. Nosso trabalho é identificar os problemas e propor o manejo racional para solucioná-los”, explica Harumi Hojo, pesquisadora do IB e líder do Prosaf.
Aproximadamente 30 cidades paulistas já receberam treinamento do Prosaf, como Pindamonhangaba, Paraibuna, Guaratinguetá, Arujá, Dracena, Votuporanga e Nova Granada. Os pesquisadores do IB já promoveram treinamentos em plantas ornamentais e medicinais, hortaliças, frutas, citros, carrapatos, mastite e protozoários que atacam vacas leiteiras. “O Instituto Biológico tem trabalhos na área de sanidade em diversas culturas e animais. Usamos esse conhecimento para melhorar a produção. As demandas também nos auxiliam nos projetos de pesquisa. É uma troca”, afirma Harumi.
No site do IB, os interessados podem assistir a vídeos sobre tecnologia sustentáveis (link aqui) e baixar apostilas usadas nos treinamentos do Prosaf (baixe aqui). Para entrar em contato a agendar um treinamento do Programa, os interessados devem ligar no (11) 5087-1704 ou enviar e-mail para hojo@biologico.sp.gov.br.
O Prosaf é coordenado pelo IB e realizado em parceria com as unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), prefeituras municipais, associação de produtores e cooperativas.
Encontro Regional de Agricultores
As políticas públicas do Governo do Estado de São Paulo para fomentar a agricultura familiar e o lançamento do Plano Mais Leite, Mais Renda serão apresentadas no dia 28 de julho, das 8h às 17h, em Dracena, no Encontro Regional de Agricultores. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para comemorar o Dia do Agricultor.
Será lançado oficialmente o Plano Mais Leite, Mais Renda, que tem como objetivo coordenar a cadeia produtiva do leite, aumentando a produtividade e a qualidade da produção. A iniciativa visa atender às demandas de um rebanho de cerca de um milhão de cabeças que já é voltado exclusivamente à pecuária de leite; e de 4,5 milhões de gado misto, destinado tanto à produção de leite quanto ao abate, sendo que este último está localizado principalmente em pequenas propriedades de produtores familiares.
No encontro serão apresentados programas como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra.
Também será apresentado o Programa Paulista de Interesse Social (Ppais) e o Ppais Leite – que estimulam a comercialização dos produtos da agricultura familiar – e serão explicadas as condições de acesso ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que oferece linhas de financiamento, subvenção ao seguro agrícola e apoio ao produtor, pecuarista, pescadores artesanais, cooperativas e associações.
O evento conta com o apoio do Banco do Brasil, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Dracena (Coopadra), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de são Paulo (Fetaesp).
Encontro Regional de Agricultores em Dracena
28 de julho de 2017, das 8h às 17h
Salão dos Vicentinos: Rua Ipiranga, 2674 – Jardim Jussara – Dracena (SP).
Por Fernanda Domiciano e Vinicius Matheus
Assessoria de Imprensa – APTA