Projeto da APTA, premiado no VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental

Por Cleide Elizeu O projeto “Bacia Hidrográfica: um instrumento na educação”, desenvolvido pelo Pólo APTA Cento Norte, recebeu o prêmio de melhor prática significativa ambiental em recursos hídricos do comitê organizador do “VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental”. O evento é realizado anualmente pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na cidade de Avaré, e integra os nove Comitês de Bacias Hidrográficas no Estado de São Paulo. O público-alvo dos “Diálogos” é constituído por educadores, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral. Com a identificação e premiação das práticas mais significativas de educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos, procura-se divulgar e valorizar práticas educativas e promover uma avaliação de resultados diretos e indiretos nas escolas, universidades, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e comunidades das bacias hidrográficas. O projeto premiado, coordenado pelo pesquisador e diretor do Pólo, Antonio Lucio Mello Martins, representou a APTA e o Comitê da Bacia Hidrográficas do Rio Turvo e Grande, concorrendo com 31 trabalhos selecionados de todo o Estado. Esta é primeira vez que uma instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebe o prêmio. Desenvolvido na região de Pindorama, sede do Pólo APTA Centro Norte, o projeto promove a educação ambiental através do monitoramento de atividades de ensino, no qual conceitos sobre a preservação de recursos hídricos, uso racional da água, conservação do solo, qualidade da água e saneamento são repassados aos alunos em visitas monitoradas ao Pólo e por meio da capacitação de professores da região. Há dois anos em ação, o projeto atendeu cerca de 14.000 alunos e 400 educadores, provenientes de 35 municípios da região da Bacia do Turvo Grande. Todo o trabalho desenvolvido pelo projeto foi uma ação conjunta entre a unidade de pesquisa e o sistema de ensino, através de educadores e alunos da rede escolar, do ensino fundamental e médio, dos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande e a comunidade regional em geral. Contribui na missão do Pólo Apta Centro Norte que é gerar e transferir conhecimento no nível regional. E consegue de maneira aditiva colocar sua infra-estrutura técnica à disposição da sociedade, justificando de maneira mais ampla a sua existência. Apoiado no tripé instituição de pesquisa-ensino-comunidade, esse projeto abre novas e promissoras perspectivas de trabalho dentro do campo da educação ambiental para as gerações futuras. As escolas interessadas em participar do projeto podem receber mais informações pelos telefones (17) 3572-1592 / 3572-2208 e pelo e-mail: polocentronorte@apta.sp.gov.br. Assessoria de Comunicação (11) 5067-0424 (Gabinete da APTA) (19) 3743-1679 (APTA Campinas)