Prorrogadas as inscrições para o VIII Workshop Agroenergia: Matérias-primas, realizado pela APTA

Estão prorrogadas até 3 de maio de 2014 as inscrições para envio de resumos de trabalhos científicos para o VII Workshop Agroenergia – Matérias-primas, que será realizado em 29 e 30 de maio, em Ribeirão Preto, pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo do evento é promover o debate e treinamento sobre o potencial dos biocombustíveis para o Brasil. As inscrições com desconto podem ser feitas até 18 de abril de 2014 pelo site www.infobibos.com/agroenergia.
Nesta edição, os temas serão reunidos em quatro grandes áreas: Fitotecnia e Melhoramento, Fitossanidade, Economia e Sustentabilidade, além de Tecnologia e Processos. O evento contará com painéis e mesa redonda para discussão, além de palestras, apresentação de pôsteres dos artigos e visitas aos campos experimentais do Polo Regional  Centro-Leste e do  Centro de Cana  do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.  A novidade deste ano fica por conta das visitas a campos demonstrativos de sorgo para biomassa, sistemas de plantio de Mudas Pré-brotadas (MPB) e experimento de longa duração com plantio direto de cana-de-açúcar.
Dentre os assuntos a serem explorados, destaca-se o manejo da lagarta Helicoverpa armigera, praga exótica identificada pela primeira vez no Brasil em 2012 e que tem causado prejuízos para a agricultura. O tema contará com mesa redonda para discutir áreas de cultivo e as principais estratégias de manejo, como o lançamento da soja com tecnologia Intacta IPRO RR2, que além da tolerância a alguns herbicidas, apresenta gene resistente às principais lagartas desfolhadoras. Serão abordados ainda assuntos sobre a retirada da palha de cana do campo e implicações na conservação do solo, políticas públicas para pesquisa em biocombustíveis no País, produção sustentável de alimento e energia e uso de microalgas para produção de biodiesel.
VIII Workshop Agroenergia: Matérias Primas
Data: 29 e 30 de maio de 2014