bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Prosaf: Apostila grátis orienta sobre controle biológico no combate a pragas e doenças em folhosas

A apostila gratuita “Manejo e métodos de controle de pragas em folhosas e brássicas” destaca o controle biológico como aliado na produção de vegetais amplamente consumidos pela população como acelga, agrião, alface, chicória, couve, escarola, espinafre, repolho e rúcula. A iniciativa é do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De autoria do pesquisador científico Mário Eidi Sato, o material pode ser baixado gratuitamente clicando aqui e orienta os agricultores familiares sobre como podem ser combatidas as pragas – utilizando inimigos naturais para isso e dispensando ou complementando o uso de produtos químicos.

“Algumas lagartas que se alimentam de folhas podem afetar severamente essas culturas. O curuquerê‐da‐couve, Ascia monuste orseis (Latreille), é uma das pragas‐chave da couve em regiões de temperatura elevada, podendo ocasionar prejuízos de até 100% na produção”, exemplifica Sato.

O pesquisador dá ainda orientações de utilização de mudas sadias, implantação de barreiras vivas permanentes, remoção e destruição de plantas infestadas, uso de plantas repelentes e/ou favoráveis à multiplicação de inimigos naturais, liberação de ácaros predadores na parte aérea e no solo e uso de bactérias, fungos e parasitoides para o controle de lagartas e pragas.

Hélio Filho
Assessoria de imprensa

Notícias por Ano