bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Protocolo de cooperação para setor florestal, uma das medidas do pacote ambiental do governo paulista

Os secretários de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e do Meio Ambiente, Bruno Covas, assinaram, no dia 5 de junho no Palácio dos Bandeirantes, protocolo agroambiental com a Associação Paulista de Produtores Florestais (Florestar São Paulo) e a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) para estabelecer práticas ambientais que promovam a proteção e restauração de florestas, bem como a redução das emissões de gases de efeito estufa e práticas para preservação dos recursos hídricos.
O Protocolo Agroambiental do Setor Florestal Paulista, celebrado entre as duas secretarias, é voltado para o cultivo de eucalipto, pinus e seringueira destinado ao mercado de papel, celulose e painéis. A assinatura do acordo estipula prazo de 60 meses (cinco anos) para o cumprimento de ações para a produção sustentável. A iniciativa entre os setores público e privado reforça ainda mais a importância econômica, de geração de emprego e renda da atividade agroflorestal paulista.
A adesão será voluntária por parte das empresas e indústrias do setor que estas deverão apresentar planos de práticas de produção sustentável. Após isso, os produtores recebem o Certificado de Conformidade Florestal, fornecido pelas duas secretarias, que poderá ser renovado anualmente conforme o cumprimento das metas.
Entre as diretivas do protocolo, destacam-se a adoção de boas práticas de manejo sustentável; conservação do solo; armazenamento e descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas; proteção e promoção da restauração do entorno das nascentes e cursos de água nas propriedades, a fim de respeitar a relevância ecológica e importância na conservação dos recursos hídricos, entre outras práticas.
A fiscalização será feita por um grupo executivo, composto por três técnicos indicados pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, Florestar São Paulo e Bracelpa. A comissão também ficará responsável por acompanhar e executar ações de trabalho, estabelecer critérios para avaliação global de metas, propor ajustes e melhorias no Protocolo Agroflorestal e definir critérios para expedição e renovação do Certificado de Conformidade.
Além de oferecer o certificado, o Governo do Estado deverá apoiar a atividade agrícola, promover políticas públicas de incentivo ao setor, estimular o desenvolvimento de pesquisa para melhoria dessas culturas e trabalhar na prevenção e controle de incêndios florestais junto com outros órgãos públicos de proteção e fiscalização.

Acesse álbum de fotos

Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Nara Guimarães/Adriana Rota/ Melissa Cerozzi
Tel.: (11) 5067-0069
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano