Pós-graduação do Instituto Biológico inicia turma 2019 com Aula Magna sobre a Amazônia

No dia 14 de março, às 10h, o Instituto Biológico (IB-APTA) realizará, em São Paulo, a Aula Magna da turma 2019 do seu curso de Pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio. O palestrante será o historiador Eduardo Góes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), que falará sobre “Evidências de domesticação da paisagem na Amazônia Antiga”. A entrada é gratuita e aberta a todos.

A Aula Magna será no Auditório Rocha Lima do Instituto, no 3º andar, com Neves mostrando uma abordagem transdisciplinar da Floresta Amazônica, que não deve ser vista apenas como produto da história natural, mas também do manejo exercido por milênios pelas populações indígenas. Unindo arqueologia, arqueobotânica, paleoecologia, linguística, biogeografia e outras áreas do conhecimento, o pesquisador está promovendo uma nova visão sobre o modo de vida das populações pré-colombianas na região amazônica e de seu efeito sobre a floresta.

Eduardo Góes Neves é graduado em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Arqueologia Brasileira do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, onde é vice-diretor. Pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CESTA) da USP e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos do Museu de Arqueologia e Etnologia.

É ainda professor Visitante nas Universidades Harvard, do Centro da Província de Buenos Aires (Olavarría), Técnical do Litoral (Guayquil) e no Museu Nacional de História Natural de Paris. Tem 58 supervisões concluídas, incluindo 27 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado. Orienta atualmente 10 doutorandos. Tem cerca de 100 publicações, entre livros, artigos, capítulos de livro e textos de divulgação.

É coordenador do grupo de pesquisa "Ecologia Histórica dos Neotrópicos", do CNPq. Elaborou o programa do Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2014-2016). Presidiu a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) entre 2009 e 2011 e compôs a diretoria da Sociedade de Arqueologia Americana (SAA) entre 2011 e 2014.

Foi coordenador adjunto da área de Antropologia/Arqueologia da CAPES entre 2011 e 2014 e membro do Conselho Assessor da Fundação Wenner-Gren de Pesquisas Antropológicas entre 2011 e 2015.

Mais informações pelo telefone (11) 5087-1763 ou pelo e-mail secretariapg@biologico.sp.gov.br.
Instituto Biológico: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana

Hélio Filho