bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Referência em dados econômicos e estatísticos no agro, Instituto de Economia Agrícola comemora 80 anos de existência

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, completa, em 07 de novembro, os 80 anos de sua fundação. A data marcante será comemorada em evento nesta terça-feira, 08, no próprio Instituto, na capital paulista.

A celebração de aniversário vai ressaltar ações do Instituto realizadas nos últimos anos e prestar homenagem a todos aqueles que se dedicaram e seguem se dedicando à sua construção. A abertura contará com a fala do diretor-geral da Instituição, Celso Vegro. Em seguida, serão apresentadas algumas inovações do Instituto, como a Calculadora do Valor Venal de Terra Rural e o Aplicativo para Custo de Produção. Na sequência, terá lugar a participação do coordenador da APTA, Sergio Tutui, depois da qual ocorrerá homenagem aos funcionários da casa. Antes do encerramento, haverá ainda a fala do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Francisco Matturro.

Um dos pontos principais das celebrações será a entrega da tradicional medalha Ruy Miller Paiva. Contando da lista de honrarias oficiais do Estado, o prêmio, nomeado em homenagem ao fundador do Instituto, é concedido pelo IEA, anualmente, aos autores de artigos científicos e técnico-científicos, nas áreas de socioeconomia agrícola e de desenvolvimento rural, e eventualmente a personalidades que se destacarem em atividades agrícolas, econômicas e sociais em reconhecimento de sua contribuição ao agronegócio.

Há 80 anos, IEA traça o retrato do agro paulista

Fundado em 1942, o IEA é uma Instituição que pesquisa, analisa, gera e divulga conhecimento e informação de qualidade para atender às necessidades da agricultura e da sociedade em geral. A Instituição se destaca pela qualidade e confiabilidade dos dados agrícolas que produz e disponibiliza, considerados referência dentro e fora do Estado. Além disso, o órgão produz resultados de pesquisa em diversas áreas – econômica, social, geográfica e até mesmo antropológica –, que permitem o desenho de políticas públicas bem ajustadas às demandas agrícolas.

Para o diretor-geral do Instituto, as oito décadas de existência demonstram a solidez do nome do IEA em SP e no Brasil. “A maior importância desse momento é justamente completar 80 anos, pois, dadas as instabilidades que temos em nosso país, são poucas as instituições que conseguem chegar a essa marca”, ressalta Vegro. Citando o exemplo de outros Institutos da APTA ainda mais antigos, como o Instituto Biológico (IB) e o Instituto Agronômico (IAC), o diretor-geral acredita que é a qualidade e excelência das instituições paulistas que garantem sua longevidade.

Nesse caminho, Vegro prevê um fortalecimento do IEA nas próximas décadas. Para ele, a tendência é que o Instituto se torne ainda mais robusto, em função do reconhecimento recebido perante o Governo do Estado em virtude do sucesso de Programas como o Rotas Rurais. A iniciativa, inédita na América Latina, vai mapear, até o final do ano, todas as estradas rurais de SP e dar endereçamento às propriedades rurais nelas situadas. “Essa valorização certamente vai garantir que possamos chegar e ultrapassar os 100 anos de existência”, conclui.

Serviço

Aniversário de 80 anos do IEA
Data: 8 de novembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 09h às 12h
Local: Salão Nobre - Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (1º andar). São Paulo-SP.

Por Gustavo Almeida
Assessoria de Imprensa APTA

Notícias por Ano