bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Reunião vai articular rede de técnicos e pesquisadores interessados em Sistemas Agroflorestais

A promoção dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) é o tema de reunião que acontece no dia 22 de março, a partir das 9 horas, em Campinas (SP), para  motivar pesquisadores e técnicos em geral. O objetivo da reunião é articular uma rede de técnicos e pesquisadores interessados em SAF, para apoiar os agricultores e gerar conhecimento e orientação técnica, conta a coordenadora do trabalho Yara Maria Chagas de Carvalho, que é pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Além disso, pretende-se fortalecer a estrutura de participação de São Paulo na ABA (Articulação Brasileira de Agroecologia) e desenvolver um jogo que permita a integração de especialistas na construção de conhecimento sobre SAFs.
Com isso, espera-se estimular a participação dos envolvidos nos campos de implantação junto a agricultores próximos as suas áreas de trabalho, explica Yara Carvalho, coordenadora do estudo. “O objetivo maior da reunião é promover a integração dos conhecimentos e dos interessados através de um jogo que estamos desenvolvendo no projeto que é financiado pelo CNPq/MDA. O jogo possui cartas com perguntas técnicas sobre SAF. Existe uma cartela com respostas corretas. Queremos testar o que temos e ao mesmo tempo aprimorar com novas perguntas e respostas.”
Outro objetivo do projeto é organizar um curso de capacitação em sistemas agroflorestais para educadores e agricultores identificados por redes locais de oito regiões do Estado, voltado ao planejamento do enriquecimento de um SAF local que servirá como unidade de demonstração. Além disso, pretende-se fortalecer as relações locais  e entre os núcleos, fortalecendo assim a Articulação Paulista de Agroecologia (APA), e realizar um evento com pesquisadores, técnicos e agricultores para avaliar o projeto e fortalecer as redes (setembro).
Participam ainda da equipe técnica do projeto os professores Renata Cristina Batista Fonseca, Stela Simões do Carmo e Fernando Silveira Franco (Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP – Botucatu) e o pesquisador João Carlos Canuto (EMBRAPA Meio Ambiente), além de técnicos da Giramundo Mutuando.
Os interessados em participar da reunião devem cadastrar-se no site www.iea.sp.gov.br.  O encontro será realizado no auditório do Instituto Agronômico (IAC-APTA), Avenida Barão de Itapura, 1481 – Campinas - SP.
Link: Sistema Agroflorestal
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende/Maitê Laranjeira
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano