bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Revista “O Biológico” completa 80 anos de divulgação da inovação em defesa do agronegócio paulista

A Revista “O Biológico”, publicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico, completou, em 2015, 80 anos de existência. A edição especial foi lançada durante a 28ª Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib), realizada na sede do Instituto, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de novembro de 2015.
Criada em 1935, por Henrique da Rocha Lima, pesquisador da área de Anatomia Patológica e segundo diretor-geral do Instituto Biológico, a publicação é dívida em duas edições semestrais.
O primeiro número contém artigos de divulgação técnico-científica ou de divulgação técnica dos pesquisadores da Secretaria, e o segundo apresenta resumos de congressos institucionais, como o Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (Cicam), e a própria RAIB.
O diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, explicou que a ideia inicial veio de Agesilau Antonio Bitancourt, pesquisador da Pasta, que atuava na área de Sanidade Vegetal. Na primeira página, Rocha Lima apresentou a revista e ressaltou a divulgação do conhecimento científico, de forma clara e objetiva. “Seu objetivo principal era que chegassem, ao leitor, palavras de fácil entendimento”, disse.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a revista é muito importante para a agricultura e pecuária, pois apresenta os trabalhos do Instituto. “Os trabalhos do Instituto Biológico, assim como as unidades da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) têm, ao mesmo tempo, um caráter científico e pratico, isto é, visam a aplicação de novas tecnologias e inovação para fomentar o agronegócio paulista, agregando valor e gerando renda a produção. Por isso, é importante divulgarmos essas pesquisas aos produtores”, destacou.
Em 2002, a revista “O Biológico” passou a ser publicada online. As normas de publicação, a partir de 1995, passaram por algumas modificações. Atualmente trabalhos de divulgação técnico-científica ou de divulgação técnica em sanidade animal e vegetal voltados ao agronegócio e suas implicações no agroambiental incluindo, nesse escopo, a qualidade e a segurança alimentar passaram a ser aceitas na revista.
Em 2015, a revista “O Biológico” recebeu o certificado ISO 9001 pela SGS “System & Service Certification” com o escopo: gestão de publicação de artigos de divulgação técnica e científica.
Saiba mais sobre a revista O Biológico: http://www.biologico.sp.gov.br/rev_bio_suplementos_ok.php?volume=73&numero=1 http://www.biologico.sp.gov.br/docs/bio/v77_1/vitiello.pdf

Notícias por Ano