Revista Pesquisa & Tecnologia, da APTA Regional, homenageia autores de trabalhos mais acessados

Com foco no produtor rural, publicação traz informação acadêmica em linguagem próxima ao cotidiano do campo

Voltada à publicação dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da APTA Regional, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e colaboradores, a Revista Pesquisa & Tecnologia (P&T) entregou uma placa comemorativa aos autores dos cinco artigos mais acessados em sua plataforma online, ativa desde 2004. Aliando temas de interesse da população e qualidade acadêmica, os artigos premiados receberam, juntos, mais de 660 mil downloads desde que foram publicados.

“A P&T é um espaço digital que tem um caráter de tecnologia aplicada, com informação voltada para o produtor”, diz Daniel Gomes, editor responsável pela publicação e diretor geral da APTA Regional. “A Revista sempre teve uma demanda altíssima e se tornou um espaço de referência na busca por informação no setor do agro”, complementa. De acordo com ele, a P&T teve mais de 1 milhão de visualizações no último levantamento anual, feito em 2018.

Campeão de acessos, o pesquisador José Antonio Alberto da Silva, que atua na APTA Regional de Colina, teve dois artigos entre os cinco mais baixados da Revista. Em primeiro lugar, com 323.389 downloads (levantamento feito no último dia 02 de fevereiro), seu artigo ‘Quem é quem na família das anonáceas’, traçou o perfil dessa família de plantas de importância econômica para SP e o Brasil e esclareceu algumas dúvidas que às vezes surgem na hora de identificar seus membros, como a fruta-do-conde e da condessa, cherimoia, atemoia, graviola e biribá.

Detentor da “medalha de bronze” entre os mais buscados (80.204 downloads), o outro artigo de Silva, “Verdades e Mitos da Fruticultura”, abordou os fundamentos científicos – ou a ausência deles – em anedotas do folclore brasileiro envolvendo o cultivo e consumo de frutas. Desde a famosa lenda da manga com leite até outras menos conhecidas, como a necessidade de fincar pregos na jabuticabeira para que produza frutos, o artigo aborda essa rica relação entre fruticultura e cultura popular.

E se o assunto são os mitos alimentares, o segundo artigo mais baixado da Revista (155.160 vezes) abordou um dos mais debatidos. Em “Ovo e o mito do colesterol!”, a pesquisadora Carla Pizzolante, hoje no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), desconstrói a má fama por vezes atribuída a esse alimento e faz uma defesa de seu importante papel nutricional.

Em quarto lugar no número de downloads (52.512), “Espécies de leguminosas utilizadas como adubo verde” é uma verdadeira aula sobre as principais espécies de plantas utilizadas na adubação verde. Particularmente importante para os cultivos orgânicos, a técnica tem a finalidade de preservação ou restauração dos teores de matéria orgânica e de nutrientes dos solos. O artigo é de autoria do pesquisador da APTA Regional de Andradina Gustavo Pavan Mateus, em colaboração com a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA) Elaine Wutke.

Fechando a lista, o pesquisador Eduardo Suguino, hoje no IAC, recebeu, em nome da equipe de colaboradores, o prêmio pelo quinto artigo mais baixado da P&T, “A cultura da jabuticabeira”. De grande utilidade para produtores e amantes da fruta, o artigo – que teve 50.156 downloads – traz muita informação sobre a planta e seu cultivo, como identificação botânica, clima e solo adequados, métodos de propagação, principais pragas e doenças e importância econômica.

Para o editor da publicação, os trabalhos premiados mereceram a atenção recebida por tratarem de temas pelos quais a população mantém renovado interesse. “Esses trabalhos foram os mais buscados, acredito que por serem temas e dúvidas correntes dentre o público geral e que frequentemente não eram sanadas”, aponta Gomes. “Tem muita gente que quer saber sobre isso!”, finaliza.

Depois de um hiato de cerca de três anos, a P&T retoma suas atividades em 2022, voltando a publicar novos trabalhos, de qualidade reconhecida e sempre alinhados com as demandas do produtor rural e da sociedade. Para consultar o arquivo completo, basta acessar o site da publicação.

Por Gustavo Almeida

Assessoria de Imprensa – APTA