Saldo Comercial Do Agronegócio Paulista Atinge US$ 1 Bi No Primeiro Bimestre

O saldo da balança comercial paulista do agronegócio atingiu US$ 1,02 bilhão no primeiro bimestre de 2006, um aumento de 4,7% sobre o mesmo período do ano passado. O superávit foi resultado de exportações no valor de US$ 1,61 bilhão (acréscimo de 3,2%) e de importações de US$ 590 milhões (mais 1,7%). É o que mostra estudo realizado por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O total das exportações do Estado somou US$ 5,80 bilhões (aumento de 15,8%) e das importações, US$ 4,91 bilhões (mais 13,7%), gerando superávit comercial de US$ 890 milhões no período janeiro-fevereiro de 2006. A corrente de comércio paulista (exportações mais importações) foi de US$ 10,71 bilhões no primeiro bimestre. Porém, sem considerar o agronegócio, os demais setores da economia paulista tiveram importações de US$ 4,32 bilhões e exportações de US$ 4,19 bilhões, resultando no déficit externo desse agregado de US$ 130 milhões no primeiro bimestre de 2006. Assim, o estudo do IEA mostra que os superávits do comércio exterior paulista continuam a depender do desempenho do agronegócio estadual.