Secretaria apresenta resultados do primeiro ano de programa de fomento à bioeconomia

Os resultados do primeiro ano do Projeto de Políticas Públicas em Bioeconomia (PPPBio), conduzido pelo Agropolo Campinas-Brasil, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram apresentados em evento na quinta-feira, 3 de agosto, na sede da Fundação, na Capital. O secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim, participou da abertura destacando que “o Projeto nos entusiasma pela temática da bioeconomia, muito sintonizada com assuntos contemporâneos como mudanças climáticas e economia verde”.
“Do ponto de vista do Governo do Estado, o trabalho do Projeto está sintonizado com diretrizes que o governador Geraldo Alckmin tem com relação a São Paulo que o povo paulista escolheu, sendo nosso Estado o centro da inovação tecnológica”, adicionou Arnaldo Jardim.
O presidente da Fapesp, José Goldemberg, lembrou que o trabalho de evolução da agropecuária é constante. “Há 30 anos, foi feito um grande esforço por uma agricultura mais moderna no Brasil. E isso funcionou muito bem. E agora, o que mais pode ser feito?”, provocou.
Para o diretor do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, Sérgio Augusto Carbonell, o desafio maior para o PPPBio é “agregar academia, sociedade, governo e institutos de pesquisa da região de Campinas para formular propostas de políticas públicas”.
O primeiro ano de PPBio realizou sete workshops com elaboração de roadmaps que apresentam políticas públicas que possam contribuir para a migração para a bioeconomia. Esses eventos reuniram cerca de 920 participantes, sendo 50% da iniciativa privada, que colaboraram na construção desses roadmaps.
Histórico dos workshops
“1º Workshop bioeconomia, uma oportunidade para o Brasil: de uma economia baseada em recursos fósseis rumo à bioeconomia” foi realizado em junho de 2016, por ocasião das comemorações dos 129 anos do Instituto Agronômico (IAC).
“2º Workshop – Resíduos Agrícolas e Urbanos” – em 31 de agosto e 1º de setembro de 2106, no IAC.
“3º Workshop – Biocombustíveis avançados” – em 17-18 de outubro de 2016, na Unicamp.
“4º Workshop – Alimentos funcionais” – em 29-30 de novembro de 2016, no ITAL.
“5º Workshop – Produtos químicos” – em 21-22 de março de 2017, na Unicamp.
“6º Workshop – Agricultura de precisão” – 25-25 de maio de 2017, na Unicamp.
“7º Workshop – “Óleos & Plantas Aromáticas e Medicinais” – 28-29 de junho de 2017, no IAC.
“8º Workshop será sobre Novas Embalagens”, em 4-5 de setembro de 2017, no ITAL.
Ao todo, serão realizados 14 workshops pelo Agropolo Campinas-Brasil, a plataforma colaborativa interinstitucional, que completou dois anos em junho de 2017.
Além dos workshops, foram realizadas duas missões para o exterior – uma para França e outra para Suécia e Alemanha. A primeira para conhecimento da Agropolis International, que inspira o trabalho. A segunda missão buscou identificar os fatores de influência de inovação nas instituições desses países com foco em bioeconomia, em sistemas de embalagens, automação e materiais. O grupo procurou também conhecer as estratégias das instituições da Suécia, que se fundiram para fortalecer a pesquisa e a inovação em bioeconomia.
Para este segundo semestre de 2017, estão programados três workshops temáticos e outras duas missões – sendo uma para a Holanda e outra para a França e Bélgica. O objetivo é discutir as estruturas que existem nas instituições desses países para que o Agropolo Campinas-Brasil possa constituir na região de Campinas unidades mistas de pesquisa.
Também como resultado parcial deste primeiro ano, consta o projeto Reciclar Verde, em parceria com a Prefeitura de Campinas, para produção de compostagem, com uso de resíduos verdes da cidade de Campinas. Dentre as realizações, está também o PIT Alimentos – Programa de Inclusão Tecnológica Para Micro e Pequenas Indústrias e Agroindústrias de Alimentos e Bebidas da Região de Campinas.
As ações são direcionadas à construção de novos modelos de produção científica e industrial, mais eficientes e sustentáveis. A expectativa é que os workshops apontem o que a bioeconomia traz de benefícios para as cinco áreas do Agropolo: agricultura, alimento, saúde, química verde e bioenergia.
Por Hélio Filho
Fotos João Luiz