bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura comemora Dia do Ovo com degustação de variadas receitas e palestras no IZ

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), realizará o 1º Dia do Ovo para transferir conhecimentos sobre a importância do produto para a humanidade e fomentar o seu consumo pela população. O evento, gratuito, ocorrerá na sede do IZ, 18 de outubro, às 9h, em comemoração ao Dia Estadual do Ovo, instituído segundo a Lei 15.170, de 21 de outubro de 2013. A data ajuda a divulgar a importância do ovo na alimentação.

No IZ, o encontro contará com a palestra “Mitos do ovo”, proferida pelo pesquisador do IZ, José Evandro de Moraes, que está na coordenação do evento. A palestrante Tabatha Silvia Rosini Lacerda, analista técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), abordará sobre “Propriedades nutricionais do ovo” e o médico veterinário da Granja Kakimoto de Bastos/SP, Sergio Kenji Kakimoto, falará sobre a Granja Kakimoto, uma história de sucesso.

Para Moraes, o evento tem caráter informativo sobre o valor nutricional e as mais variadas formas de preparo do ovo, incentivando a população a consumir o produto. “O dia será finalizado com uma mesa redonda, sorteio de brindes, e com a degustação de diferentes receitas, utilizando o ovo para fazer um momento ‘EGG BREAK’”, detalha.

Para efetivar a atenção aos produtos paulistas, o Estado de São Paulo criou o Dia Estadual do Ovo. De acordo com esta Lei, o Poder Executivo deve incentivar a realização de palestras gratuitas, informando a população sobre a produção do ovo, o seu valor nutricional e o seu preparo.

Há também o Dia Mundial do Ovo, criado em 1996, e celebrado na segunda sexta-feira de outubro, tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo.

Alimento completo

Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo para o ser humano. A indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de um ovo para cada 30 quilos de peso – a população pode consumir de dois a três ovos por dia, em torno de 60 gramas cada.

O consumo per capita no Brasil é de 212 ovos e 99% da população brasileira, de todas as classes sociais, consomem este produto. Os ovos processados estão mais presentes nas classes A e B, pois estão nas farinhas, farinhas para bolos e compostos alimentares.

“Daí a importância do Instituto de Zootecnia em informar sobre os benefícios do consumo dos ovos, a forma como as galinhas são criadas, pois a sociedade cria muito mitos sobre o ovo e o bem-estar das aves”, enfatizou Evandro.

Pesquisas

Para pesquisas na área, o Instituto possui o Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (LAVIZ), que analisa a qualidade de ovos comercias – férteis e inférteis –, realizada por meio do equipamento DET6000-EGGTESTER; sistemas de produção de aves poedeiras – galinhas ou codornas; indicadores de bem-estar animal; saúde intestinal – vilosidades e microbioma; dietas; e substitutivos a antimicrobianos.

Mais informações e inscrições no site www.iz.sp.gov.br. O curso é gratuito e com vagas limitadas. O IZ fica na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)

Notícias por Ano