Secretaria de Agricultura convida interessados em participar do processo seletivo para as 16 CRSANS e para o Consea-SP

Foi publicado, nesta quinta-feira, 1º de outubro, o regulamento do Processo de Seleção de representantes da sociedade civil para compor as 16 Comissões de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) e para o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de São Paulo (Consea/SP). O cronograma com as datas para as inscrições e as Assembleias Regionais será disponibilizado em breve.

O Consea-SP é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento ao Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. É a instância de articulação entre o governo e a sociedade civil nas questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional.

É composto por 36 conselheiros, sendo dois terços (24) indicados pela sociedade civil organizada e um terço (12) por representantes do poder público.

Serão selecionados 24 membros e seus respectivos suplentes, sendo 16 representantes advindos das Comissões Regionais (CRSANS) e oito entidades de relevância ao tema de SAN, indicados pelo pleito do Consea/SP.

Para participar do processo seletivo é imprescindível possuir atividade relacionada à segurança alimentar e nutricional (SAN); ter idade mínima de 18 anos e representar uma instituição ou entidade da circunscrição regional a qual se vinculará a CRSANS.

Podem ser representantes de organizações civis, religiosas e pastorais, sindicatos, cooperativas, instituições de ensino e científicas, redes e fóruns populares, conselhos de classe profissional e outros afetos ao tema.

A eleição ocorrerá por voto facultativo, pessoal, direto e aberto, por cidadãos maiores de 18 anos, residentes na circunscrição regional a qual se vinculará a CRSANS. A votação será feita aos seus pares, sendo que, representantes da sociedade civil deverão votar em candidatos da mesma representação, observando o mesmo para os representantes do poder público.

As Assembleias Regionais Virtuais serão realizadas na Plataforma Microsoft Teams, e somente terão acesso os candidatos e votantes habilitados.

As inscrições serão realizadas mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site da Secretaria de Agricultura: https://www.agricultura.sp.gov.br/ e do envio dos documentos solicitados, ao email do Consea/SP (consea@consea.sp.gov.br).

Para os interessados, o regulamento pode ser consultado pelo link: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=29624&e=20201001&p=1 (Executivo – Caderno 1, página 26).