bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura de SP realiza webinar Pescado é Saúde, trazendo muita informação sobre o alimento que vem das águas

Evento virtual ocorre em 14 e 15 de junho e contará com especialistas de diferentes Instituições dedicados ao tema; confira a programação

Já é um lugar comum dizer que consumir pescado é um hábito alimentar saudável e que faz bem à saúde. Seja da pesca ou da aquicultura, nutricionistas e especialistas em alimentação frequentemente nos aconselham a inserir os organismos aquáticos em nossas refeições. Do mesmo modo, chegam até nós, através de notícias e entrevistas, pesquisas que atestam os benefícios de se consumir peixes, crustáceos, moluscos etc. O que nem sempre nos damos conta, é da importância econômica das atividades aquícolas e o quanto de ciência e tecnologia estão presentes nessa cadeia produtiva. Apesar de tudo isso, o brasileiro ainda não é considerado um grande consumidor de pescado. Ainda que algumas regiões do país façam dos peixes e frutos do mar uma presença constante no cardápio, em outras eles pouco aparecem na mesa.

Webinar Pescado SaudeTendo em vista a importância dos organismos aquáticos na alimentação e visando promover seu consumo pela população paulista e brasileira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), realiza o webinar Pescado é Saúde. O evento virtual, que acontece nos dias 14 e 15 deste mês, contará com a presença de pesquisadores do Instituto de Pesca (IP-APTA) e de outros órgãos da Secretaria, como Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cdrs/Cati), Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), além de especialistas convidados de Universidades brasileiras e representantes da iniciativa privada.

Buscando abranger a amplitude do tema, o evento contará com 6 painéis temáticos divididos nos dois dias, discutindo aspectos relevantes sobre todas as etapas da cadeia do pescado -- da água à mesa do consumidor. Além dos aspectos nutricionais, serão tema de debate sistemas de produção, industrialização, sustentabilidade, sanidade e aspectos socioeconômicos da aquicultura e pesca.

Alinhado às tendências relativas ao consumo de pescado e à uma percepção ampla da cadeia, um dos painéis abordará, no primeiro dia do evento, o tema Sustentabilidade do pescado e o consumidor. Contando com a presença das pesquisadoras do IP Rúbia Tomita e Maria Anne Chalita, o espaço discutirá algumas ações do Instituto voltadas ao consumo sustentável dos organismos aquáticos e sua relação com conceitos inovadores, como os Peixes Não-Convencionais (Penacos).

Outro painel, no dia 15, tem o intuito de fazer um apanhado sobre o que podemos esperar para a cadeia de pesca e aquicultura nos próximos anos. Intitulado Pensando o futuro da cadeia produtiva do pescado, o espaço trará o engenheiro agrônomo Fernando Jesus Carmo, da Cdrs/Cati, para apresentar um levantamento das unidades de piscicultura do Estado de SP, junto com o pesquisador do IP Marcelo Ricardo, que abordará inovação e pesquisa na área.

Para a diretora-geral do IP, Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, que estará presente na cerimônia de abertura, essa será uma oportunidade interessante de interação entre os diferentes agentes do setor e o público interessado no tema. “Eventos como o Webinar Pescado é saúde, que integra diversos especialistas da iniciativa privada e órgãos públicos, como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, são de grande importância para os agentes da cadeia produtiva do pescado e para a sociedade consumidora, pois trazem dados e informações de interesse de todos”, enfatiza a gestora.

Serviço

Webinar Pescado é Saúde

Data: 14 e 15 de junho

Horário: 14h às 18h

Local: Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (www.youtube.com/agriculturasp)

Gratuito

 

Programação

14/06 – 14h às 18h

Abertura

Cenário atual econômico e social da cadeia do pescado

Importância do pescado para a saúde

Sustentabilidade do pescado e o Consumidor

15/06 – 14h às 18h

A Industrialização e os produtos de pescado – o que é melhor consumir?

Rastreabilidade, certificação e inocuidade: onde ganha o consumidor?

Pensando o futuro da cadeia produtiva do pescado

Notícias por Ano