Secretaria de Agricultura disponibiliza publicação do IZ sobre toxicologia, resíduos e alternativas no controle de carrapatos

A nova edição do livro referente ao VI workshop Controle de Carrapatos que abordou o tema “Carrapaticidas: toxicologia, resíduos e alternativas”, realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está disponível para download no link Publicações em www.iz.sp.gov.br.

Segundo a coordenadora do evento e pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, o assunto abordado é de extrema importância, “pois envolve o bem-estar do homem, do animal e de seu ambiente”.

O uso indiscriminado – sem critério e de maneira errada – do carrapaticida leva ao fenômeno da resistência do carrapato aos carrapaticidas, além da morte de dezenas de animais. Outro sério problema está na intoxicação de pessoas ao manipular o produto, quando ocorrem erros de dosagem e aplicação.

“A resistência hoje é uma realidade em todo o Brasil e no mundo todo, levando os produtores a procurarem alternativas de controle”, destacou Cecília.

As primeiras palestras, que estão na publicação, mostram alternativas para o não uso de carrapaticidas ou menor utilização na propriedade. Já os demais capítulos trazem informações sobre o aumento de gerações do carrapato, resistência a produtos que têm sido utilizados no controle e discussão sobre se os carrapaticidas são pesticidas, e como eles afetam os carrapatos.

Há também uma interessante revelação sobre a possível relação entre determinados produtos muito utilizados para o seu controle (avermectinas), afetando a reprodução de machos.

Os interessados pelo assunto ainda poderão encontrar no livro abordagens sobre os temas: Controle de carrapatos de vida livre, quando e o que usar?, de Carlos Perez, ESALQ-USP, Piracicaba, SP; Ações integradas no controle do carrapato, de Evandro Massulo Richter, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Pinhais, PR; Controle do carrapato em uma fazenda de leite orgânico, por Fabíola Fernandes Schwartz, médica veterinária, Rio Claro, SP; Controle do carrapato-do-boi em gado de corte susceptível, sem uso de carrapaticida, por Paulo Renato T. Pégolo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Avaré, SP; Controle seletivo do carrapato em gado leiteiro e gado de corte, por Cecília J. Veríssimo e Luciana M. Katiki, IZ, Nova Odessa, SP; Alteração no número de gerações de Rhipicephalus microplus parasitando bovinos mestiços nas regiões sudeste e centro-oeste do Brasil, e avaliação da eficácia das benzofenilureias contra este ectoparasito, de Welber D. Z. Lopes e colaboradores, Universidade Federal de Goiânia (UFG), Goiânia, GO; São os carrapatos pesticidas?, de Claudia H. Pastor Ciscato e colaboradores, Instituto Biológico, São Paulo, SP; Alterações celulares e teciduais provocadas por acaricidas (naturais e sintéticos) sobre carrapatos do gênero Rhipicephalus, por Maria Izabel C. Mathias, Unesp, Rio Claro, SP; e Avermectinas afetam a reprodução em estudos com animais de laboratório, Maria Martha Bernardi e colaboradores, UNIP, São Paulo, SP.

Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP