bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura divulga valor da Terra Nua no Estado de São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgou o Levantamento do Valor da Terra Nua, que indica os preços médios das terras agrícolas em 124 municípios paulistas. O material é utilizado como referência para a cobrança de tributos como o Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Territorial Rural (ITR). As informações também são utilizadas por instituições bancárias e como base para desapropriações de terras rurais realizadas pelo governo. O levantamento é realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).
As terras foram classificadas de acordo com a aptidão agrícola de cada região, ou seja, levando em conta potencialidades, restrições de uso e possibilidades de redução das limitações em razão do manejo e melhoramento técnico, de forma a garantir melhor produtividade e conservação dos recursos agroecológicos, conforme estabelecido pela Receita Federal do Brasil. O cálculo do valor médio levou ainda em consideração o índice médio calculado entre os Preços dos Imóveis.
O levantamento realizado pelo IEA em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à Secretaria, entre os meses de janeiro a março de 2016. Para consolidar as informações, o estudo teve a colaboração de técnicos extensionistas da CATI, agentes públicos, corretores ou empresas imobiliárias e cooperativas ou associações de produtores rurais, que preencheram formulários.
A relação completa dos valores Comerciais e da Terra Nua apurados pelo IEA e pela CATI está disponível neste link.
Para o secretário Arnaldo Jardim, o cálculo do preço médio realizado pela Pasta mostra a confiabilidade das informações do instituto, e se revertem em uma importante prestação de serviços à sociedade. “Com isso, estamos seguindo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin, ao aproximar a pesquisa do setor produtivo”, avaliou.
Por: Paloma Minke
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo 
(11) 5067-0069

Notícias por Ano