bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura e Abastecimento amplia integração entre seus institutos para maior qualidade em seus laboratórios

O intercâmbio entre dois institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ampliou a qualidade dos laboratórios das unidades. No último dia 10, especialistas do Instituto Biológico (IB-APTA) apresentaram ao Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), em Nova Odessa, como se organizaram para a certificação pela norma ISO17025.
Simone Miyashiro e Nayte Vitiello, do IB, falaram sobre Gestão da Qualidade e Implantação de ISO17025 para Laboratórios, dando dicas sobre como o IZ pode fazer essa implantação – já realizada no Biológico.

Foram repassadas informações como, por exemplo, sobre os requisitos do sistema de gestão: os documentos ; registros e seu controle; melhoria; auditorias internas; ações corretivas; análise crítica pela gerência e ações para abordar riscos e oportunidades.

Além da apresentação da gestão da qualidade e implantação de ISO para Laboratórios, Nayte e Simone visitaram os laboratórios de Biotecnologia, Bromatologia, Carcaça e Cortes, Genética e o Laboratório Avançado de Qualidade de Aves e Ovos.

Segundo a pesquisadora Flávia Maria de Andrade Gimenes, que acompanhou a visita representando a Diretoria Técnica de Departamento do Instituto, “a presença das pesquisadoras foi muito importante para motivar a equipe e transmitir experiências já vividas na implantação da Gestão da Qualidade nos Laboratórios do Instituto Biológico”.

Flávia destacou ainda que “essa integração entre os institutos de pesquisa é fundamental para o avanço das pesquisas científicas e da gestão das instituições e deve ser priorizada. A equipe do Instituto de Zootecnia está de ‘portas abertas’ para receber apoio e estreitar essa parceria entre as instituições, além de contribuir também com os demais integrantes da SAA”.

Por Hélio Filho
Atenciosamente, da Assessoria de Imprensa.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias por Ano