bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP apresenta ações durante a 27ª Hortitec

De 22 a 24 de junho acontece, em Holambra, a 27ª Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. O evento propicia o contato entre os participantes e empresas do setor, além de fornecer informações úteis ao trabalho do produtor. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP estará presente buscando mostrar inovações que podem aumentar o rendimento e facilitar a atividade produtiva, e trazendo conhecimento sobre boas práticas e sanidade.

APTA Regional mostra pesquisas diversificadas que atendem às diferentes regiões do Estado

A APTA Regional, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), trará ao público do evento diversos resultados de suas atividades de pesquisa que podem favorecer o trabalho dos produtores rurais, além de oferecer possibilidades de diferenciação da produção. Confira:

Multiplicação Rápida de Batata-doce: o trabalho está relacionado à produção de mudas com elevada sanidade a partir de pequenos segmentos de caule. A partir de poucas ramas isentas de vírus é possível produzir grande quantidade de plantas sadias.

Bokashi: composto fermentado elaborado a partir de resíduos agroindustriais, utilizado como adubo e que traz melhora às propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Sustentabilidade no cultivo de hortaliças folhosas: pesquisas que propõem a introdução de plantas de cobertura no sistema de produção e o plantio direto sobre a palha, possibilitando um sistema de produção mais sustentável, com redução de plantas daninhas, menor gasto de água entre outras vantagens.

Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC): as pesquisas abrangem métodos de cultivo agroecológico, correta identificação e técnicas de uso dessas plantas tradicionais de alto valor nutricional.

Oliveiras e azeites: apresentação do Grupo Oliva SP, que organiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias para promover exploração comercial da cultura da oliveira em SP.

Nova cultivar de banana-prata “VTP Hayashi”: possui características vantajosas frente às principais cultivares plantadas no Brasil, como maior produtividade, comprimento, diâmetro e massa da fruta.

Palmito de pupunha: projetos abordam progênies, corretivos de solo, adubação orgânica e avaliação de clones de pupunheiras.

Antúrio: a APTA Regional mantém, em Pariquera-Açu, o Banco Ativo de Germoplasma de antúrio, planta de grande valor ornamental. As cultivares, produzidas em parceria com o IAC, vem conquistando o mercado nacional.

Tupinambor: pesquisas visam conhecer melhor a cultura e desenvolver técnicas de manejo dessa planta, cujos tubérculos possuem características benéficas para a saúde. Pela boa rusticidade, é considerada uma alternativa para a agricultura orgânica.

Alimento seguro: Pesquisa avaliou a ação de sanitizantes na redução de microrganismos em alface. A produção de hortaliças deve atender às Boas Práticas Agrícolas, para que os alimentos estejam livres de perigos químicos, físicos e biológicos.

Fungos: no âmbito do controle biológico, pesquisas utilizam fungos entomopatogênicos associados a óleos essenciais no manejo dos insetos pragas, especialmente nos sistema orgânico de produção de fruticultura e horticultura.

Plantas medicinais e aromáticas: plantas medicinais, aromáticas, óleos essenciais e hidrolatos são pesquisados com diversas aplicações, como controle de pragas e doenças em plantas, fitoterapia e em preparações gastronômicas.

IAC leva para Hortitec mudas certificadas de batata e atividades do Quarentenário

Na 27ª Hortitec, o Instituto Agronômico (IAC-APTA) irá apresentar mudas certificadas in vitro de batata, informações sobre as demais atividades de pesquisa do Centro de Horticultura e divulgar informações sobre as atividades do Quarentenário IAC, um dos dois existentes no Brasil.

O público poderá conhecer as mudas básicas certificadas de batata de cultivares IAC Aracy Ruiva, Ibituaçu e Vitória e de cultivares comerciais como a Agata, Asterix, Cupido e Markies.

Obrigatoriamente, a cada dois cultivos, os bataticultores devem adquirir batata-semente certificada para instalar suas lavouras. Esses materiais livres de pragas e doenças podem ser comprados no mercado interno ou importados. A certificação garante a qualidade genética e sanitária da batata-semente, apresentando documentos que provam a ausência de doenças e viroses. “O uso de batata-semente básica certificada de alta sanidade é pressuposto básico para o sucesso do plantio de batata”, comenta o pesquisador do IAC José Carlos Feltran.

O laboratório de Micropropagação in Vitro do IAC é registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está registrado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). Nesse laboratório são realizados todos os procedimentos e processos de clonagem de mudas de batata. A Unidade do IAC também disponibiliza quantidades significativas de mudas básicas certificadas de batata in vitro para a produção de minitubérculos para produtores e viveiristas, além de atender também às pesquisas do IAC. “Atendemos de pequenos a grandes produtores, assim colaboramos ao disponibilizar batata-semente de alta qualidade para o estado São Paulo e para os demais da Federação”, diz Feltran.

Os produtores podem adquirir potes por R$ 45,00 ou cada muda por R$ 1,50. Feltran explica que no cultivo comercial de batata ocorre acúmulo de doenças e de viroses, que causam queda acentuada na produtividade e na qualidade da batata produzida.

IAC tem um dos dois Quarentenários do Brasil

A Hortitec serve como uma vitrine, em que é possível apresentar de forma clara e fácil o que é um Quarentenário e sua importância no setor agrícola, segundo as pesquisadoras responsáveis pelo Quarentenário IAC, Christina Dudienas, Roberta Pierry Uzzo e Julieta Andréia Silva de Almeida. “As atividades do Quarentenário visam impedir a entrada de pragas exóticas no Brasil por meio de materiais vegetais que chega ao País para fins de pesquisa. Assim a Unidade viabiliza a detecção, identificação e contenção de pragas”, explica Roberta.

Em 2021, o Quarentenário recebeu 230 quarentenas, sendo 30 mil acessos, de tomate, soja, milho, eucalipto, ornamentais diversas, além de outras espécies. Originários de vários países como: EUA, Argentina, França, China, Índia, Itália, Holanda, Israel, Austrália, África do Sul, etc. Seus importadores são de multinacionais, institutos de ensino e pesquisa, universidades, entre outros.

Em média são realizadas 2.000 análises fitossanitárias por ano pelo IAC. Os interessados no serviço devem entrar em contato pelo e-mail: quarentenaiac@gmail.com, preencher o formulário de carta aceite, aguardar a aprovação desse documento, que informa sobre a disponibilidade de espaço e tempo para a realização do serviço.

Defesa Agropecuária

Engenheiros Agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) estarão à disposição do público para orientação e informação a respeito do Uso Correto e Armazenamento de Agrotóxicos e afins e do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV). Médicos-veterinários também estarão presentes para orientar os produtores sobre regularização das criações de animais e sobre o registro de indústrias artesanais de produtos de origem animal.

 

Assessoria de imprensa APTA
19 2137-0633

Notícias por Ano