Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizará workshop para impulsionar a produção paulista de macadâmia

Cerca de 90% do território paulista é propício ao plantio da macadâmia, que pode atingir altos níveis de produtividade e se tornar uma oportunidade de geração de rendas ao produtor. Para aproveitar esse potencial, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizará o Workshop “Macadâmia - Contribuições para o desenvolvimento da cadeia produtiva no Estado de São Paulo”, no próximo dia 10 de dezembro, no Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Campinas.

O evento é voltado aos produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais do segmento e reunirá os principais resultados de pesquisas dos institutos da Pasta, para melhorar a cadeia produtiva. Serão abordados diversos aspectos da produção da noz, como fitossanidade, adubação, indústria e exportação.

O Estado de São Paulo é responsável por 50% da produção paulista de macadâmia. Além do consumo interno, a macadâmia brasileira, que corresponde a 2% da produção mundial, é exportada para países como a China. Atualmente, dez indústrias brasileiras processam o produto. Rica em gorduras insaturadas, proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas E e do complexo B, zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio, essa oleaginosa pode auxiliar na diminuição de doenças cardiovasculares, no nível de colesterol no sangue e até mesmo na prevenção de alguns tipos de câncer.

As inscrições gratuitas para o Workshop podem ser realizadas pelo telefone (11) 4582-7284 ou e-mail frutas@iac.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

8h - Inscrições e boas-vindas

8h15 Abertura – Marcos Antonio Machado, Diretor-geral, Instituto Agronômico IAC/APTA/SAA e Edwin Montenegro, Assessor Técnico do Gabinete/SAA

8h45 Produção brasileira de macadâmia – Silene Maria de Freitas, Terezinha França, Instituto de Economia Agrícola IEA/APTA/SAA e Graciela da Rocha Sobierajski, Instituto Agronômico IAC/APTA/SAA

9h15 Aspectos fitossanitários da cultura da macadâmia – André Luis Matioli, Instituto Biológico IB/APTA/SAA e Juliana Cruz, APTA Regional/APTA/SAA

10h Adubação de pomares – Marcos José Perdoná, APTA Regional/APTA/SAA

10h30 Lançamento do livro “Macadâmia: do plantio à colheita” – Leonardo Pimentel, Universidade Federal de Viçosa

10h45 Coffee break

11h30 Beneficiamento e agregação de valor – palestrante a confirmar, Instituto de Tecnologia de Alimentos ITAL/APTA/SAA

12h A indústria da macadâmia no Brasil – Pedro Toledo-Piza, QueenNut Macadâmia.

12h30 Exportação – palestrante a confirmar, Apex Brasil

13h Encerramento

Serviço:
Data: 10/12/2019 (terça-feira), das 8 às 13h
Local: Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1.481 – Campinas (SP)