bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura e Universidade Estatal Amazônica do Equador assinam protocolo de intenções para o desenvolvimento do agronegócio

Por intermédio do Instituto Biológico (IB-APTA), protocolo assinado entre a Secretaria e Universidade equatoriana estabelece agenda de trabalho, formação e compartilhamento de dados.

Enquanto o secretário de Agricultura, Itamar Borges, está em missão oficial representando os interesses do Agro Paulista na Expo Dubai e Cop26, acompanhando a comitiva do governador João Doria, o secretário em exercício, Francisco Matturro, dá prosseguimento às agendas da Pasta. Ontem, dia 25/10, assinou o protocolo que foi firmado pela diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho Campos, e pelo reitor da Universidade Estatal Amazônica do Equador (UEA), David Sancho Aguilera, em reunião na sede do Instituto, em São Paulo. O protocolo estabelece uma agenda de trabalhos comum, com ações de formação, compartilhamento de dados e outras estratégias para fortalecer o agronegócio de São Paulo, do Brasil e do Equador.

Esta é mais uma iniciativa que visa ampliar o relacionamento entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo com as universidades, por meio do Instituto Biológico (IB), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - órgãos da Secretaria. A reunião contou com a presença do coordenador da APTA, Sergio Tutui, e do pesquisador do IB responsável pelo acompanhamento dos trabalhos conjuntos com a Universidade equatoriana, José Eduardo Marcondes de Almeida.

Na ocasião da assinatura, Matturro salientou o compromisso da Pasta com a pesquisa ao lembrar do investimento de R$52 milhões feito com recursos do tesouro do Governo de São Paulo pela Secretaria nos seus Institutos.

Já a diretora Ana Eugênia de Carvalho Campos falou da missão do Instituto – que abriga o maior cafezal urbano do mundo - quanto ao desenvolvimento de pesquisas em sanidade vegetal e animal, além de proteção ambiental, lembrando que o IB atende laboratórios de todo o país com mais de 600 análises e diagnósticos realizados por dia.

Também estiveram na ocasião: Oliver Meric, diretor de Coordenação Nacional e Internacional da Universidade Estatal Amazônica do Equador (UEA); Nayte Vitielo, vice-diretora do Instituto Biológico; Eliana Scarcelli, assessora do NIT-IB (Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Biológico); Maristela Cardoso, assessora do IB; os pesquisadores do IB Ricardo Harakava e Marcia Rebouças.

Notícias por Ano