bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura inaugura sala com tecnologia para ver ao vivo dentro de colmeia no Museu do Instituto Biológico

A Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do seu Instituto Biológico (IB-APTA), inaugura, no dia 21 de maio, às 9 horas, o novo recinto interativo para abelhas sem ferrão. Com moderna tecnologia, o novo espaço permitirá ao visitante visualizar, ao vivo, o interior de uma colmeia por meio monitores. Além disso, será entregue a nova cenografia para a sala das formigas, dentro do Planeta Inseto e outras obras realizadas, num investimento de R$ 636 mil.

A nova sala é um espaço moderno e interativo, dedicado a explorar o universo das abelhas sem ferrão e onde o público terá a oportunidade de conhecer cada espécie de abelha e a sua importância. Além de obter informações sobre a produção de mel pelas abelhas sem ferrão, o visitante terá dados sobre educação ambiental, envolvendo também a polinização como fonte de produção de alimentos. A grande novidade é uma tela de projeção que transmite,ao vivo, o interior de uma colmeia por meio de câmera conectada ao ninho. Na ocasião também será entregue a nova cenografia para sala das formigas e as obras realizadas no Museu do Instituto Biológico.

Foram investidos R$ 636 mil na reforma do prédio, adequação das instalações e colocação de 665 metros quadrados de gradil com o objetivo de promover a integração da paisagem com outros centros culturais. A proposta é uma parceria entre o IB e a empresa Syngenta, que tem a manutenção e promoção da biodiversidade como um de seus pilares de sustentabilidade. A parceria teve início com as instalações das colmeias na área externa, no final de 2014.

Planeta Inseto

O Planeta Inseto foi criado há cinco anos pelo Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e está sediado no Museu do IB. É o único empreendimento, no Brasil, classificado como Zoológico público do gênero (insetos). Além disso, o Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia. Desde 2010, o Museu já recebeu mais de 120 mil visitantes.

Além das abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos. A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações.

De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre a presença dos insetos no cotidiano e a sua importância para o ambiente, produção de alimentos e a saúde humana. Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas.

 

Serviço

Museu do Instituto Biológico

Para agendar visita o interessado podeentrar em contatopelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefones (11) 2613-9500/ 9400.

Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Tel.: (11) 5067-0069 / 0122 / 0127

saacomunica@sp.gov.br

 

Acompanhe a secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br

www.twitter.com/agriculturasp

www.flickr.com/agriculturasp

Notícias por Ano