bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura lança Sumários de Touros e Matrizes Guzerá e Touros Caracu

Para auxiliar os criadores no processo de seleção e uso racional de material genético melhorador e na escolha de acasalamentos para maximizar o ganho genético, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), disponibiliza dois Sumários dos Touros e Matrizes Guzerá e Touros Caracu, dos rebanhos selecionados para peso pós-desmama. Os Sumários foram elaborados pela equipe do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ em Sertãozinho, interior paulista.

São 39 anos do Programa de Melhoramento Genético do IZ, compartilhados com criadores de todo país. Diversos criatórios têm adquirido a tecnologia IZ por meio do tradicional Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes. Este ano, o leilão do IZ ocorrerá no dia 12 de setembro, em Sertãozinho (Rodovia Carlos Tonani, km 94).

Os animais são resultantes do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso realizado pelo IZ desde 1978, e reconhecido em todo o Brasil. Os rebanhos IZ são praticamente fechados à introdução de material genético externo e é clara a capacidade dos touros e matrizes em colocar velocidade de crescimento e músculo nos bezerros.

“A utilização de touros geneticamente superiores para características de importância econômica confere maior produtividade aos rebanhos, agregando melhoria nos índices zootécnicos”, destacou a diretora do IZ, Joslaine Cyrillo.

São apresentadas as diferenças esperadas na progênie para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal, como peso ao nascimento e aos 210, 378 e 550 dias de idade, perímetro escrotal, perímetro torácico e altura. O Sumário completo pode ser acessado no site do IZ.

Os touros da raça Guzerá e Caracu incluídos nos sumários foram usados no programa por no máximo três anos, sendo acasalados com aproximadamente 20 fêmeas ao ano, gerando em média 24 filhos por touro.

As DEP foram obtidas a partir das análises de dados de pedigree e de desempenho contidos no banco de dados atualizado até a safra nascida em 2018, usando a metodologia de modelo animal. O arquivo de pedigree da raça Guzerá contém 4.429 animais e o arquivo de pedigree da raça Caracu possui 3.930 animais,

Em razão da procura por touros jovens, foi incluída também a avaliação genética de parte dos machos nascidos em 2017 e que não foram usados como reprodutor nos rebanhos do IZ.

Alguns dos touros jovens fazem parte da reposição de reprodutores do IZ e outros serão comercializados em setembro de 2019. Mais informações em corte@iz.sp.gov.br e (16) 3476-9140.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessoria de Imprensa – IZ

Notícias por Ano