Secretaria de Agricultura lançará “Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ” na ExpoGenética 2019

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), participará da 12ª ExpoGenética com exposição de animais e do Lançamento simultâneo dos Sumários de Touros dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos do Brasil.

O IZ estará no Pavilhão 7 do Recinto da ABCZ, em Uberaba, em Minas Gerais, de 18 a 24 de agosto, das 8 às 17 horas, com a exposição de sete animais da raça Nelore do Programa de Melhoramento Genético do Instituto de Zootecnia.

O lançamento do Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ 2019 ocorrerá em 19 de agosto, às 13h30, no espaço Tatersal Rubico Carvalho do Recinto da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), pelas pesquisadoras Maria Eugênia Mercadante e Renata Branco. No lançamento simultâneo, dia 19, serão apresentados os sumários dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos do país, como do Instituto de Zootecnia, da ABCZ/Embrapa Geneplus; PAINT; e ANCP.

“No sumário apresentamos as diferenças esperadas na progênie para várias características importantes para a produção de bovinos de corte”, assegura a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, responsável pelas avaliações genéticas dos animais. “Com os resultados divulgados no Sumário, esperamos fomentar o uso de material genético melhorador para aumentar a produtividade dos rebanhos de corte brasileiros”, afirma.

Desde 2017, o Sumário de Touros e Matrizes do IZ incorporou informações genômicas aos dados de pedigree dos animais avaliados. A genômica fornece acurácia adicional à predição da Diferença Esperada na Progênie (DEP) dos animais e melhora a eficiência do processo de seleção.

No dia 19, a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia, zootecnista, mestre e doutora em melhoramento genético, será uma das debatedoras na mesa redonda da palestra “Entendendo a acurácia dos valores genéticos e genômicos nas avaliações atuais”, que será proferida por Fábio Luiz Buranelo Toral, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Eugênia é diretora do laboratório de crescimento animal do Centro de Bovinos de Corte e docente no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ. Sua carreira está focada na área de genética e melhoramento dos animais domésticos, com ênfase em bovinos de corte.

Genética IZ

Nesta nova edição do Sumário 2019, o pecuarista terá em detalhes as novas informações sobre as DEPs – metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de sua descendência – para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal. Também são disponibilizadas as diferenças esperadas na progênie para características de carcaça, obtidas in vivo e para a característica dias ao parto, que indica a fertilidade das matrizes.

Os produtores ainda encontram informações sobre as diferenças esperadas na progênie para a característica consumo alimentar residual, que indica a eficiência alimentar, dados avaliados pelo IZ desde 2005, e ainda as diferenças esperadas na progênie para a característica de ganho médio residual – uma característica de crescimento ajustada para o consumo de alimentos.

São 40 anos do Programa de Melhoramento Genético do IZ compartilhados com criadores de todo país. Diversos criatórios têm adquirido a tecnologia IZ por meio do tradicional Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes. Este ano o leilão do IZ ocorrerá no dia 12 de setembro, no Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, em Sertãozinho, SP (Rodovia Carlos Tonani, km 94).

A diretora do Centro de Pesquisa, Joslaine Cyrillo, destaca que desde 2002 já foram comercializadas mais de 360 mil doses de sêmen e cerca de 5.500 embriões de touros e matrizes provenientes destes rebanhos.

“Toda essa transferência de tecnologia é resultado do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho de peso realizado pelo IZ desde 1978 e reconhecido em todo o Brasil”, afirma Joslaine.

12ª Expogenética 2019
Data: 17 a 25 de agosto