cabecalho apta130219

Secretaria de Agricultura media debate sobre sustentabilidade em feira internacional de tecnologia de alimentos

Na 35ª Fispal Tecnologia, Ital integrará plenária de abertura da inédita Arena Fispal Tec

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mediará a plenária de abertura da Arena Fispal Tec na Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia), que ocorre de 25 a 28 deste mês na capital paulista. Em edição comemorativa de 35 anos, a feira realizará pela primeira vez a arena em meio aos estandes com formato 360°, com a missão de ser a maior plataforma de conteúdo para a indústria de alimentos e bebidas.

A abertura oficial da arena está marcada para o dia 26, às 9h, com o economista Ricardo Amorim, e será sucedida, às 10h, pela plenária mediada pelo diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi, que terá como debatedores: João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia); Flávio de Souza, vice-presidente jurídico, Compliance Officer e Assuntos Institucionais e Relações Governamentais da Nestlé; Walter Faria Júnior, presidente executivo da J.Macêdo; Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak; Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambev, e Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola.

Com duração de duas horas, a plenária abordará os temas "Sustentabilidade em Foco: Indústrias de Alimentos e Bebidas buscam cumprir metas para tornarem suas operações e produtos mais sustentáveis" e "Como a mudança de comportamento de consumidores têm influenciado no direcionamento estratégico da Indústria de Alimentos e Bebidas".

Com capacidade para receber 600 participantes, a Arena Fispal Tec abrigará palestras gratuitas e quatro fóruns pagos voltados para os gestores das áreas de embalagem, indústria de bebidas, indústria alimentícia e marketing digital, dentre eles o Fórum de Embalagens, em que a pesquisadora Leda Coltro abordará alternativas para substituição ao plástico tradicional, em palestra que ocorrerá também no dia 26, às 16h40.

É a terceira vez que o Ital atua na coordenação técnica da plenária de abertura da programação de conteúdo do evento, tendo realizado o Beverage Innovation Summit nas duas últimas edições. Em 2012, também colaborou em plenária com presidentes de empresas. "Estimular o debate e disseminar conhecimento sobre inovações e tecnologias são essenciais para o desenvolvimento do setor, que deve sempre ter o foco no consumidor, por isso o Ital é parceiro da Fispal Tecnologia desde o início", ressalta Madi.

Beverage Innovation Summit

Luis Madi durante o Beverage Innovation Summit, na Fispal Tecnologia 2018

A Fispal Tecnologia

A 35ª Fispal Tecnologia acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center e contará com diversificado mix de produtos, inovações e tendências organizado em três setores: Embalagem, Processo e Logística, Automação e Acessórios. A exposição funcionará das 13h às 20h nos quatro dias. A Arena FispalTec ocorre nos mesmos dias, mas começará às 9h nos dias 26 e 27. Também haverá outras 11 atrações. Para obter outras informações, acesse o site do evento.

A Informa Exhibitions, organizadora do evento, espera reunir 40 mil pessoas, ultrapassando 400 expositores. Segundo a Informa, ao longo de sua existência a Fispal Tecnologia contribuiu para movimentação de aproximadamente R$ 3,5 bilhões em negócios, uma média de R$ 100 milhões por edição. Para Clélia Iwaki, diretora da Fispal, a expectativa é que haja uma expansão de 50% no volume de negócios este ano, em especial pelo maior número de compradores na Rodada de Negócios, que subiu de 20, em 2018, para 35, sendo 15 internacionais.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com seis unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto de processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre). Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Informações para a imprensa

Jaqueline Harumi
(19) 3743-2757
comunicacaoital@ital.sp.gov.br

Tatiana Freitas
(19) 3743-1757
(19) 9 8251-3831
comunicacao@ital.sp.gov.br

Pin It

Notícias por Ano