bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura media debate sobre sustentabilidade em feira internacional de tecnologia de alimentos

Na 35ª Fispal Tecnologia, Ital integrará plenária de abertura da inédita Arena Fispal Tec

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mediará a plenária de abertura da Arena Fispal Tec na Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia), que ocorre de 25 a 28 deste mês na capital paulista. Em edição comemorativa de 35 anos, a feira realizará pela primeira vez a arena em meio aos estandes com formato 360°, com a missão de ser a maior plataforma de conteúdo para a indústria de alimentos e bebidas.

A abertura oficial da arena está marcada para o dia 26, às 9h, com o economista Ricardo Amorim, e será sucedida, às 10h, pela plenária mediada pelo diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi, que terá como debatedores: João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia); Flávio de Souza, vice-presidente jurídico, Compliance Officer e Assuntos Institucionais e Relações Governamentais da Nestlé; Walter Faria Júnior, presidente executivo da J.Macêdo; Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak; Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambev, e Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola.

Com duração de duas horas, a plenária abordará os temas "Sustentabilidade em Foco: Indústrias de Alimentos e Bebidas buscam cumprir metas para tornarem suas operações e produtos mais sustentáveis" e "Como a mudança de comportamento de consumidores têm influenciado no direcionamento estratégico da Indústria de Alimentos e Bebidas".

Com capacidade para receber 600 participantes, a Arena Fispal Tec abrigará palestras gratuitas e quatro fóruns pagos voltados para os gestores das áreas de embalagem, indústria de bebidas, indústria alimentícia e marketing digital, dentre eles o Fórum de Embalagens, em que a pesquisadora Leda Coltro abordará alternativas para substituição ao plástico tradicional, em palestra que ocorrerá também no dia 26, às 16h40.

É a terceira vez que o Ital atua na coordenação técnica da plenária de abertura da programação de conteúdo do evento, tendo realizado o Beverage Innovation Summit nas duas últimas edições. Em 2012, também colaborou em plenária com presidentes de empresas. "Estimular o debate e disseminar conhecimento sobre inovações e tecnologias são essenciais para o desenvolvimento do setor, que deve sempre ter o foco no consumidor, por isso o Ital é parceiro da Fispal Tecnologia desde o início", ressalta Madi.

Beverage Innovation Summit

Luis Madi durante o Beverage Innovation Summit, na Fispal Tecnologia 2018

A Fispal Tecnologia

A 35ª Fispal Tecnologia acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center e contará com diversificado mix de produtos, inovações e tendências organizado em três setores: Embalagem, Processo e Logística, Automação e Acessórios. A exposição funcionará das 13h às 20h nos quatro dias. A Arena FispalTec ocorre nos mesmos dias, mas começará às 9h nos dias 26 e 27. Também haverá outras 11 atrações. Para obter outras informações, acesse o site do evento.

A Informa Exhibitions, organizadora do evento, espera reunir 40 mil pessoas, ultrapassando 400 expositores. Segundo a Informa, ao longo de sua existência a Fispal Tecnologia contribuiu para movimentação de aproximadamente R$ 3,5 bilhões em negócios, uma média de R$ 100 milhões por edição. Para Clélia Iwaki, diretora da Fispal, a expectativa é que haja uma expansão de 50% no volume de negócios este ano, em especial pelo maior número de compradores na Rodada de Negócios, que subiu de 20, em 2018, para 35, sendo 15 internacionais.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com seis unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto de processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre). Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Informações para a imprensa

Jaqueline Harumi
(19) 3743-2757
comunicacaoital@ital.sp.gov.br

Tatiana Freitas
(19) 3743-1757
(19) 9 8251-3831
comunicacao@ital.sp.gov.br

Notícias por Ano