bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura oferece curso à distância sobre criação de camarões pitu

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP), disponibiliza o “Curso à Distância sobre Criação de Camarões de Água Doce – Módulo Básico”. A atividade facilita o acesso à informação sobre a cultura e atende uma demanda crescente de piscicultores, técnicos de aquicultura, produtores rurais, entre outros interessados, que buscam métodos mais práticos para iniciar ou fomentar sua produção de camarões.

Segundo o coordenador do curso e pesquisador no IP, Marcello Villar Boock, a criação de camarões pitu (de água doce) é rentável, “porque o produto tem alto valor de mercado, é comercializado como alimento gourmet e, mesmo em pequenas áreas de produção, o piscicultor consegue ter lucratividade. Existe uma procura constante de informações sobre a criação por interessados de diversos estados brasileiros, daí surgiu à ideia de criar o curso online e assim dar oportunidade para aqueles que não podem se deslocar até Pirassununga”.

O curso disponibiliza apostila, que pode ser baixada pela internet, e deve ser estudada pelo aluno de forma autônoma, para que, posteriormente faça um teste de múltipla escolha online. Os participantes receberão certificado por e-mail, em PDF, e os que tiverem aproveitamento superior a 70% da avaliação, poderão agendar uma visita a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Pirassununga, do Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), para sanar dúvidas com os coordenadores do curso.

Os temas apresentados na apostila são os aspectos biológicos; fatores limitantes ao cultivo (clima, água, solo, logística); características e construção de viveiros; preparo dos viveiros (limpeza do lodo, calagem, adubação); povoamento (sistemas monofásico e bifásico), predadores, manejos alimentar e hídrico e biometrias; despescas seletiva e total; comercialização do camarão; viabilidade econômica do cultivo; bem como técnicas de processamento e marketing do produto.

O investimento para fazer o curso é de R$ 200 e a matrícula pode ser feita clicando aqui. Para mais informações ligue para (19) 3739 – 8035, ou mande mensagem via whatsapp para (19) 9 9604-2601.
Curso à Distância – “Criação de Camarões de Água Doce – Módulo Básico”
Inscrições abertas - clique aqui.

Notícias por Ano