Secretaria de Agricultura promove curso de segurança alimentar e qualidade do pescado, em Santos

Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam na área de controle de qualidade do pescado participaram, nos dias20 a 22 de agosto, em Santos (SP), do curso “Segurança Alimentar e Qualidade do Pescado”, realizado pelo Instituto de Pesca, órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A atividade foi coordenada pela  pesquisadora científica Rúbia Yuri Tomita, do Laboratório de Tecnologia do Pescado, do Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca. O Instituto integra a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Pasta.

A programação teve como objetivo levar os participantes à construção de conhecimentos sobre temáticas relacionadas à qualidade e ao consumo de pescado, abrangendo o conceito e os marcos regulatórios de segurança alimentar e nutricional, riscos e benefícios do consumo de pescado, bem como a gestão da qualidade do pescado em serviços de alimentação.

Como ministrantes, participaram profissionais da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria, da Universidade Católica de Santos e do próprio Instituto de Pesca. Entre os temas abordados, destacaram-se: Segurança Alimentar e Nutricional – Marco regulatório, conceito e importância; Alimentação Saudável e Ações da Codeagro em Santos; Introdução à Qualidade do Pescado; Parâmetros legislados de qualidade do pescado; Riscos físicos, químicos e biológicos e Gestão da Qualidade do Pescado em Serviços de Alimentação.

Os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita técnica à Planta de Processamento, para conhecer a realidade de uma estrutura de industrialização de pescado. Também participaram de uma aula prática no laboratório, onde foram demonstradas análises físico-químicas para determinar o frescor do pescado.

Para complementar os conhecimentos compartilhados, os participantes tiveram acesso às publicações do Laboratório de Tecnologia do Pescado, oriundas de ações com parceiros como a Codeagro e UniSantos, que puderam ser baixadas por meio de QR Code.

Também houve sorteio de kit de livros oferecidos pela Codeagro e pelo Laboratório de Tecnologia do Pescado, distribuído em bolsas do Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE). O evento, realizado bianualmente pelo Laboratório de Tecnologia do Pescado, terá a próxima edição organizada de 9 a 11 de setembro de 2020.