bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura sedia, no Instituto Biológico, o Festival Verdejando

Sustentabilidade é uma palavra que todo mundo tem na cabeça hoje em dia. No entanto, muita gente não sabe que pode começar na sua própria cidade ou no seu bairro a fazer algo para ajudar o planeta a ser um lugar mais limpo, verde e melhor para se viver.

Com a proposta de ensinar mais sobre o tema e conscientizar as pessoas sobre a importância de se conhecer e preservar os recursos naturais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai abrir as portas do Instituto Biológico (IB-APTA) para a população da cidade de São Paulo para a primeira atividade de 2019 do projeto Verdejando, iniciativa da Rede Globo que busca conscientizar e mobilizar as pessoas e provocar reflexão sobre a importância do verde na cidade. 

O evento vai ocorrer durante a semana de 21 a 28 de setembro, em várias localidades. “Em São Paulo, o evento terá início no IB, com o Festival Verdejando, trazendo muitas atividades”, diz Harumi Hojo, pesquisadora do IB que participa da programação no Instituto. “O Verdejando foca na sustentabilidade, no plantio de árvores e a participação da comunidade, mas teremos, ainda, atividades específicas do Instituto Biológico”, aponta.

Dentre as atrações preparadas para o festival, Harumi cita a clínica de plantas, onde especialistas darão dicas preciosas sobre como as pessoas podem evitar ou eliminar pragas de seus jardins e hortas. “Também faremos um manutenção do corredor de polinizadores, ensinando a população a não jogar lixo e respeitar os espaços naturais”, destaca a pesquisadora.

Muitas entidades que trabalham em prol da natureza estarão presentes para levar mais conhecimento para a população sobre o meio ambiente. “Foram convidados alguns grupos que irão plantar orquídeas, ensinar a população a montar e manter uma horta, e apresentar os conceitos da agrofloresta. Haverá também apresentações sobre cogumelos e sustentabilidade, com a presença de produtores rurais mostrando como estes seres são importantes para a natureza”, destaca Harumi. A participação da comunidade, claro, é fundamental. 

“Haverá muitas atrações artísticas, como grupos musicais e de dança durante todo o dia”, lembra a pesquisadora do IB

Diversão para os pequenos: aprendendo a cuidar da natureza

Para as crianças, o Festival Verdejando trará uma programação especial. Uma das principais atrações são os Bichinhos de Jardim, promovida pelo Planeta Inseto – único zoológico de insetos do Brasil. Nesta atividade, as crianças entrarão em contato com muitos animaizinhos que vivem no nosso jardim ou quintal e aprender como eles podem ser importantes para a natureza e para todos nós. Os pequenos ainda poderão se divertir com a fabricação de geotintas, confecção de bonecas Abayomi e realizando caminhadas pela mata, onde conhecerão diversas espécies de árvores e alguns animais.

Serviço

Festival Verdejando

21 de setembro de 2019 – 9h às 21h

Instituto Biológico

Av. Conselheiro Alves, 1252 – Vila Mariana, São Paulo-SP

Notícias por Ano