bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

SECRETARIA EXPÕE SUAS AÇÕES EM EVENTO DA FAO, NESTA SEXTA

As coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo marcam presença, nesta sexta-feira (19 de outubro), em evento realizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) como parte das solenidades alusivas à Semana Mundial da Alimentação, comemorada em cerca de 160 países entre 15 e 20 de outubro.
O IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável, que também tem como parceiros a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), além de apoio do Conselho de Informação sobre Biotecnologia, será realizado na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos da Pasta (ITAL-APTA), em Campinas, das 8h30 às 13 horas. A secretária Mônika Bergamaschi participa da solenidade.
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) levará materiais informativos sobre sua área de atuação. Já a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) vai divulgar o novo livro de seu Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), lançado no dia 16, o Manual de Sucos, com degustação de algumas das receitas. A Câmara Setorial de Uva e Vinho, uma das 29 que funcionam no âmbito da Codeagro, oferecerá vinho prosecco.
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) terá três de seus institutos representados. O Pesca (IP) servirá produtos à base de peixe desenvolvidos em seu Centro Avançado de Pesquisa do Agronegócio do Pescado Marinho - primeiro lugar na categoria “Pesquisa Científica” do Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), entregue esta semana.
O Instituto de Zootecnia (IZ) mostrará os ganhos de qualidade nos diferentes cortes de carne, frutos do Programa de Melhoramento Genético e Seleção do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte de Sertãozinho.
O Instituto Agronômico (IAC) vai expor produtos que têm como características gerais o oferecimento de maior quantidade de determinados nutrientes, mais resistência a pragas (o que diminui a aplicação de defensivos agrícolas e os custos de produção), menor tempo de cozimento, maior durabilidade, alta produtividade, além de variedades exóticas adaptadas para o cultivo no Estado. Poderão ser conhecidos o arroz preto, variedades de feijão, mandioca, amendoim e laranja diferenciados, café em todas as suas fases (em coco ao torrado), o naturalmente sem cafeína e hortaliças de pequeno porte.
O ITAL lançará, durante o evento, o Brasil Pack Trends 2020, estudo sobre as tendências em embalagens de alimentos nos aspectos de segurança, redução de custos e sustentabilidade, coordenado por Claire Sarantópoulos (detalhes em www.ital.sp.gov.br). O diretor do instituto, Luis Madi, fará uma exposição com o tema “Uma visão de futuro para o setor de alimentos e bebidas no Brasil”. O ITAL apresentará, ainda, suas pesquisas e tecnologias já presentes no mercado brasileiro. O público poderá degustar produtos como chocolates, salsichas com baixo teor de gordura, drageados de frutas, sucos, entre outros.
Ainda sobre o fórum - Seu objetivo é discutir os caminhos para uma produção agrícola sustentável, de modo a atender a demanda mundial por alimentos. Deverão estar presentes em torno de 200 profissionais desse ramo industrial, do agronegócio e da área de nutrição. Haverá palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, abordando temas como qualidade dos alimentos, padrões internacionais de segurança e tendências de mercado e consumo (veja programação completa em www.forumagriculturaealimentos.org.br).
Segundo dados da FAO, o Brasil reduziu a fome em dois milhões de pessoas nos últimos três anos. Considerando-se do período 1990/92 a 2010/12, saiu de 23 milhões para 13 milhões. A combinação de crescimento econômico e programas sociais permitiu ao País reduzir em 13% o número de pessoas subnutridas.
O ITAL fica na Avenida Brasil, 2.880, Jardim Chapadão/Campinas.
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Melissa Cerozzi/Adriana Rota
Estagiárias: Eli dos Santos/Gabriela Oliveira
Tel.: (11) 5067-0069
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com

Notícias por Ano