bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria habilita sobre novos requisitos para exportação de citros à Comunidade Europeia

O 52º Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC abordará as pragas Bemisia tabaci e Anastrepha obliqua, que farão parte dos novos requisitos para exportação à Comunidade Europeia. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, em Campinas.

Estes novos requisitos a serem abordados na programação (veja completa clicando aqui) foram estabelecidos pela Diretiva de Execução 2019/523, de 21 de março de 2019. Eles serão exigidos a partir de setembro de 2019 para certificação de plantas ornamentais e de frutos de citros, respectivamente.

O curso abordará também a praga Xanthomonas fuscans subsp. aurantifolii, denominada cancrose dos citros, a qual, com a publicação da Diretiva de Execução 2017/1279, de 14 de julho de 2017, da Comunidade Europeia, passou a ser pré-requisito obrigatório para certificação de frutos de citros, sendo o Estado de São Paulo o primeiro a realizar o curso de habilitação para certificação envolvendo esta praga como requisito.

Também farão parte da programação do curso pragas exigidas para a certificação de materiais de propagação de citros, café e seringueira – de acordo com publicação da Resolução SAA nº 47, de 11 de outubro de 2018, que institui programa oficial no processo de certificação nestes materiais, isentas de nematoides dos gêneros Meloidogyne spp., Pratylenchus spp. e da espécie Tylenchulus semipenetrans.
Além destas pragas, o curso disponibilizará conteúdo relativo às pragas e exigências específicas de certificação fitossanitária de origem de interesse das Unidades da Federação e requisitos de Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) de demais países importadores como Argentina, Uruguai e África do Sul, entre outros, possibilitando assim ampla abrangência dentro do processo de certificação.

O evento tem coordenação da Secretaria por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e do Instituto Biológico (IB) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

LII Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para emissão de CFO/CFOC

26 a 30 de agosto

Centro Avançado de Pesquisa de Proteção de Plantas e Saúde Animal: Alameda dos Vidoeiros, 1097 – Bairro Gramado- Campinas/SP

Notícias por Ano