Secretário e ex-diretor do Centro de Pesquisa de Descalvado são homenageados pela contribuição à Avicultura brasileira

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o ex-diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola da Agência Paulista de Tecnologia Agropecuária (Apta), Antônio Guilherme Machado Castro, foram homenageados nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Descalvado, pelo trabalho em prol do segmento agropecuário paulista.
Guilherme Castro recebeu a moção em homenagem por sua contribuição ao crescimento científico da Avicultura, que projetou o nome da cidade de Descalvado no cenário nacional e revolucionou o laboratório de patologia avícola ali instalado.
“ A biosseguridade do plantel fez com que em 2015 fosse eleito profissional de destaque pela Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) e um dos 100 profissionais mais influentes pela revista Agroworld. Guilherme desempenhou um trabalho de mais de 30 anos pelo desenvolvimento da sanidade avícola, indispensável para o trânsito internacional e de material genético”, destacou o vereador Vick Francisco, citando ainda a realização de mais de 500 palestras nacionais e internacionais e a orientação a cerca de 150 estudantes.
“Se hoje o laboratório é referência, isso se deve ao trabalho de toda a equipe. Fico muito honrado pela distinção. São 90 anos de referência do Instituto Biológico na sanidade, por isso procurei fazer o meu melhor”, disse Guilherme. Atualmente, o ex-funcionário do Instituto Biológico integra a Câmara de Sanidade da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Comissão Técnica de Aves e Ovos da Secretaria.
O secretário Arnaldo Jardim recebeu a moção de congratulação 28/2017, pelos serviços prestados em prol do segmento agropecuário e por ter sido eleito presidente do PPS no Estado de São Paulo, tendo uma trajetória de destinação de recursos e benefícios ao município.
“É uma alegria muito grande receber essa homenagem. Nosso trabalho tem sido orientado pelas diretrizes do governador Geraldo Alckmin de aproximar o setor produtivo do conhecimento gerado pela pesquisa”, afirmou o secretário. “Parabenizo pela iniciativa da homenagem ao Guilherme, que manteve o foco na realização das atividades para a sanidade avícola, sem perder o lado humano”, disse.
De acordo com Guilherme, a homenagem ao secretário Arnaldo Jardim foi merecida. “Além da amizade pessoal que desenvolvemos, posso dizer que o Arnaldo Jardim revolucionou o modo de trabalhar na Secretaria, ao incentivar a geração de tecnologias nas instituições de pesquisa, e estabelecer a possibilidade do pesquisador ter uma participação maior nessas atividades”, disse.
“O Centro de Pesquisas é referência nacional, fruto de um trabalho de equipe capitaneado pelo Guilherme. Os que darão continuidade irão manter essa referência fazendo com que a cidade seja destaque de análise e pesquisa na produção”, disse o vice-prefeito de Descalvado, Luiz Carlos Vianna.
A solenidade contou ainda com a presença do coordenador da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro; do diretor-geral do Instituto Biológico, Antônio Batista Filho, do presidente da ABPA, Ariel Antônio Mendes, além de representantes de empresas como Ourofino e Cobb Vantress, com quem a Secretaria já firmou convênios para o desenvolvimento de análises e pesquisas.
Por Paloma Minke