Secretário da Agricultura realiza visita técnica ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Regional de São Roque

Unidade de 44 hectares se destaca no estudo de cultivo de alimentos orgânicos e tem uma das maiores áreas verdes dentro do perímetro urbano do estado

Na tarde dessa quinta-feira, 24.03, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges e o secretário-executivo, Francisco Matturro, realizaram visita técnica ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Regional de São Roque, unidade da APTA, onde foram recebidos pelo diretor da unidade, Wilson Tivelli, e pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Luiz Liza. Durante a visita, o secretário confirmou a intenção de firmar convênio de colaboração com a Prefeitura de São Roque para impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas em produção alimentos orgânicos para a estância turística e outras cidades da região.
Acompanhados do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui, os secretários conheceram algumas das culturas pesquisadas no local, como os vinhedos, mandiocas e bananas de diferentes espécies.

Tivelli explicou que a ideia do convênio com a SAA na parte administrativa vai manter o conhecimento da APTA no local, ampliando a pesquisa, além dos trabalhos que já são desenvolvidos com uva, também para frutas vermelhas e alcachofra roxa, atendendo não só aos produtores de São Roque, mas também da região.

Itamar Borges se comprometeu a dar agilidade ao convênio que vai passar a administração da parte de pesquisa da unidade à Prefeitura e ampliar a colaboração da SAA nos processos produtivos locais, por meio dos profissionais da APTA, na pesquisa científica em agroecologia na região. “Nós sabemos da importância que esse local tem e já teve para outras culturas, como de uvas para vinho, e queremos compartilhar isso com a prefeitura, que já tem esse interesse, e com o estado todo. Afinal, aqui se produz conhecimento, que é compartilhado com todos. É um trabalho muito importante, que tem de ser reconhecido e valorizado”, disse Itamar Borges.

O secretário municipal Liza lembrou que a prefeitura de São Roque tem muito interesse em compartilhar o local, por meio de seção de uso, com o Governo do Estado de São Paulo para a criação de um Ecoparque e o processo está em estudo de viabilidade no Palácio dos Bandeirantes. “Isso traria mais visibilidade para o local, que é uma área verde maravilhosa e certamente multiplicaria a cultura da agroecologia, do cultivo de alimentos orgânicos e de consciência ambiental, além de divulgar, entre os turistas, as pesquisas da APTA aqui em São Roque”, disse.

Também estiveram presentes na visita Leonardo Scalisse, chefe da divisão rural de São Roque, Luiz Proença, Diretor da CATI Regional Sorocaba, e Fernando Gomes, técnico da CATI Regional Sorocaba.