bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretário de Agricultura e Abastecimento participa de reunião sobre o Núcleo de Pesquisa Orientada aos Problemas no Estado de São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, e o secretário-executivo Francisco Matturro, participaram de reunião com diretores e integrantes dos institutos de pesquisa da Pasta sobre o Núcleo de Pesquisa Orientada aos Problemas no Estado de São Paulo (NPOP). Os NPOPs são plataformas público-privadas em ambientes ágeis e colaborativos que integram instituições de PD&I para impulsionar ecossistemas de inovação em benefício da humanidade. Os projetos apresentados pela Secretaria à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no primeiro edital, em 2020, seguiram um modelo inovador de governança e gestão baseado na tríplice-hélice da Inovação, com propostas construídas em conjunto que induzem a parceria entre governo, academia e empresas.

"São Paulo tem uma grande infraestrutura de produção científica. O Brasil produz 1,6% dos artigos científicos do mundo, e o Estado de São Paulo é responsável por metade dessa produção. A experiência do modelo de governança e gestão que foi criada com a submissão dos projetos pela Secretaria foi muito positiva e em setembro, no 2º edital, queremos tentar contemplar todos os institutos. A pesquisa é uma de nossas prioridades e os NPOPs farão uma grande diferença neste trabalho que queremos desenvolver à frente da Pasta", disse o secretário.

A orientação do trabalho em redes e com foco em solução de problemas atuais resultou na elaboração de três propostas de NPOPs, para atender ao edital lançado da FAPESP e foram entregues em 2020 com os seguintes temas: Novas Variedades de Citros, cana e café através de ferramentas de inovação biotecnológica, pelo Instituto Agronômico (IAC); Biotecnologia para ingredientes saudáveis, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Novos Bioprodutos para a agricultura tropical, pelo Instituto Biológico (IB).

Participaram da reunião os assessores da Pasta, Alberto Amorim, Orlando Mello de Castro, Osvaldo de Carvalho, Henrique Guimarães, Ariel Mendes e Carla Tuccilio, além de Tsen Chung Kang, diretor de pesquisa e de novos negócios do Grupo Jacto; Alberto Honda, diretor-executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia; Sergio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); Renata Branco Arnandes, diretora do Departamento de Gestão Estratégica da APTA e pesquisadores do IAC, IB e Ital envolvidos no projeto.

Notícias por Ano