Semana Parasitológica do IZ debaterá o controle seletivo de carrapatos e vermes em bovinos e ovinos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), vai realizar a I Semana Parasitológica, entre os dias 27 e 29 de novembro em Nova Odessa, interior paulista, com o objetivo de debater o controle seletivo dos carrapatos e quais as raças resistentes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas separadamente ou por meio de um pacote para os três dias de evento, com desconto.

Durante a I Semana Parasitológica do IZ, serão realizados os seguintes painéis: ‘VII Workshop Controle do Carrapato’, ‘Atualidades no Controle da Verminose’ e ‘Dia de Campo Controle Seletivo do Carrapato-do-boi’. O evento, coordenado pelas pesquisadoras Cecília José Veríssimo e Luciana Katiki, é destinado a médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e demais interessados no assunto. Estudantes e funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP têm 50% de desconto nas inscrições.

Na quarta-feira, dia 27, o painel ‘Atualidades no Controle da Verminose’, divulgará projetos que estão em andamento no IZ e em outras unidades de pesquisa, como Esalq, Universidade Federal do Maranhão, Embrapa e Universidade de Yucatán do México. Os palestrantes falarão sobre o controle da verminose em animais de interesse zootécnico – ovinos, bovinos e equinos –, com ênfase no controle alternativo, na utilização de raças mais resistentes à verminose, nutrição e estudos com produtos de origem vegetal.

Na quinta-feira, dia 28, ocorrerá o ‘VII Workshop Controle do Carrapato’, que vai debater os odores – compostos voláteis – e sua ação sobre atraente, repelente ou acaricida no carrapato-do-boi. Também haverá palestra do professor José Alberto Rosado-Aguilar, da Universidade de Yucatán, no México, que falará de sua experiência no controle alternativo do carrapato. “Já que está cada vez mais difícil o controle deste carrapato no campo, no Brasil, assim como no México, precisamos trocar experiências sobre as novidades para seu controle”, enfatiza Veríssimo.

No último dia, sexta-feira, 29, será realizado o ‘Dia de Campo Controle Seletivo do Carrapato-do-boi’, que mostrará, na prática, a experiência do IZ no controle seletivo de bovinos, o controle do parasita feito somente no animal que está infestado, em várias raças, incluindo a raça Holandesa.

Para se inscrever acesse http://bit.ly/SemanaParasitologica27a29112019. O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa.