bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Semana tecnológica vai apresentar cursos e seminário na área de Bakery & Confectionery

A 3ª Semana Tecnológica do Cereal Chocotec vai oferecer, entre 1º e 5 de outubro, em Campinas (SP), uma intensa programação de transferência de tecnologia nas áreas de chocolates, balas e confeitos, cereais, farinhas e panificação, por meio de cursos, treinamentos e um seminário internacional. O evento – promovido pelo Cereal Chocotec do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – vai abordar temas atuais e de interesse do setor, com foco na inovação, saúde e sustentabilidade dos alimentos.
Em sua terceira edição, o objetivo do evento é proporcionar aos profissionais do setor o máximo de informações possível, de forma a otimizar despesas e a agregar valor ao investimento feito.  “A necessidade da criação da semana tecnológica surgiu a partir da demanda apresentada por participantes dos nossos cursos regulares, que, provenientes de diversos locais do país, tinham de se deslocar para fazer cursos de apenas um dia de duração”, conta Cristiane Ruffi, pesquisadora e uma das coordenadoras do evento. “Desde a criação desse evento até agora, todas as edições tem apresentado resultado muito satisfatório, com um índice de avaliação superior a 90%.”
Assim, a Semana tecnológica vai oferecer cursos sobre achocolatados em pó, balas, barras de cereais, chocolates, recheios a base de chocolates, drageados de chocolate e compounds, drageados salgados e pão de queijo. O evento vai abordar ainda a qualidade tecnológica da farinha de trigo, ingredientes que influenciam a textura de pães e bolos e desenvolvimento de produto com menor impacto ambiental. A maioria deles envolve aulas práticas e teóricas. Os participantes terão oportunidade de se inscrever em até cinco cursos, que acontecerão nas dependências do ITAL.
Tendências do setor
A Semana Tecnológica também vai promover o seminário Bakery & Confectionery, que reunirá profissionais de diversos países para discutir temas relevantes da área, como redução de sódio, açúcar e gorduras dos alimentos, saudabilidade em chocolates, confeitos e produtos de panificação e sustentabilidade, além das tendências e inovações do setor. “O setor carece de alimentos inovadores e que apresentem não só características nutricionais, como também benefícios à saúde de uma forma mais concreta”, explica Cristiane.
O seminário vai abordar essa questão, bem como apresentará alternativas de ingredientes mais saudáveis na linha de Bakery & Confectionery, “atualmente uma grande preocupação do consumidor”, complementa Cristiane.
Atualmente, o ITAL é a única instituição a oferecer, de forma reunida e abrangente, transferência de tecnologia num setor que é tão expressivo na economia do Brasil. O País ocupa a 3ª posição na produção mundial de balas e confeitos, mesma colocação da produção de chocolates, além de ser o vice-líder mundial na produção de biscoitos.
O programa do seminário e dos cursos da 3ª Semana Tecnológica do Cereal Chocotec pode ser acessado em http://www.ital.sp.gov.br/cereal_chocotec/semana-tecnologica. As inscrições podem ser efetuadas nesta página.
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu
Tel.: (19)3743.1753 e (19)8801.2773

 

 

Notícias por Ano