bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Seminário discute sustentabilidade, conhecimento e qualidade do café brasileiro

Acontece na sexta-feira (18 de março), em São Paulo (SP), o Seminário “Criando Valor a partir do Conhecimento e da Sustentabilidade” - 20º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, realizado pela Universidade do Café Brasil . Com a presença de João Sampaio, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o evento discute políticas voltadas à sustentabilidade dentro do sistema agroindustrial brasileiro, o desenvolvimento da qualidade na cafeicultura e o impacto da sustentabilidade no mercado internacional do café.
O encontro traz informações sobre a produção do café, ligada à responsabilidade ambiental, social e econômica. Abordando a questão da sustentabilidade, o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, discute as soluções para reduzir o consumo de combustíveis fósseis – que representam cerca de 80% de toda a energia utilizada no mundo atualmente.
Pelo setor público, João Sampaio fala sobre o desenvolvimento da cafeicultura nacional nas últimas duas décadas, levando em consideração todo o processo de evolução da qualidade do agronegócio café brasileiro. Outro destaque será a divulgação de uma pesquisa focada nas emissões de gases na cafeicultura, apresentada por Carlos Clemente Cerri, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/ USP) e especialista em mudanças climáticas geradas pela agropecuária.
Andrea Illy, presidente da illycaffè, encerra o encontro abordando o papel e a importância da sustentabilidade em um cenário mais amplo, inseridos no mercado internacional do café.
Homenagem ao IAC
O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, referência nacional nos estudos de cafeicultura, será homenageado pela empresa Illycaffè no dia 18, às 8h30, durante o seminário.
Estima-se que 90% dos mais de quatro bilhões de cafeeiros do tipo arábica do Brasil sejam provenientes de cultivares desenvolvidas pelo IAC. O Instituto será agraciado com uma homenagem especial pela “colaboração no incentivo e desenvolvimento da cafeicultura”, segundo convite enviado pela empresa Illy ao diretor-geral Marco António Teixeira Zullo.
O programa de melhoramento genético do cafeeiro vem sendo desenvolvido no Instituto desde 1932 e já gerou um grande número de materiais que vem sendo lançados e recomendados para o plantio nas mais diversas regiões do estado de São Paulo e do Brasil.
As seleções de Mundo Novo, lançadas em 1952, e posteriormente em 1977, são quase 250% mais produtivas que o café Nacional introduzido no Brasil, em 1927, e representam ainda hoje cerca de 35% do café arábica cultivado no Brasil. Na década de 70, o IAC lançou as cultivares Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo de porte baixo, que modificaram sistemas de produção e aumentaram a lucratividade dos produtores.
Em 2000, foram lançadas pelo Instituto as cultivares Obatã e Tupí, de porte baixo e com resistência à ferrugem do cafeeiro, indicadas para plantios adensados, superadensados, adensados mecanizáveis ou em renque. Juntamente com a cultivar Ouro Verde, as três cultivares têm sido importantes para a cafeicultura moderna, tanto para agricultura familiar, como para grandes empresários (mais informações no site www.iac.sp.gov.br).   
SERVIÇO
Seminário “Criando Valor a partir do Conhecimento e da Sustentabilidade”
Data: 18 de março de 2011
Hora: 08h30
Local: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA 5), da Universidade de São Paulo. Endereço: Rua Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Tel: (11) 5067-0069 
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende/Eliane Silva/Camila Amorim
(11) 5067-0424
Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes/Fernanda Dimiciano
(19) 2137-0613/0616
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano