bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Sergio Tutui é o novo coordenador da APTA

Secretário de Agricultura, Itamar Borges, nomeou outros seis diretores de Institutos, unidades regionais e administrativas de pesquisa

O pesquisador do Instituto de Pesca (IP), Sergio Luiz dos Santos Tutui, é o novo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Tutui foi nomeado pelo novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, em 02 de junho. Desde 2019, a APTA era dirigida por Antonio Batista Filho, que volta a desenvolver suas atividades de pesquisa no Instituto Biológico (IB).

Uma nova equipe também passa a liderar os Institutos de pesquisa, unidades de regionais e administrativas da Secretaria. São eles: Marcos Guimarães de Andrade Landell como diretor do Instituto Agronômico (IAC), Celso Luis Rodrigues Vegro do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva do Instituto de Pesca (IP), Enilson Geraldo Ribeiro do Instituto de Zootecnia (IZ), Daniel Gomes da APTA Regional e Renata Helena Branco Arnandes do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).

De acordo com Tutui, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisa ligados à APTA têm um histórico grandioso e reconhecido pelo setor produtivo. “Nosso grande desafio é que a realidade vem mudando muito rapidamente, principalmente com a pandemia do novo coronavírus, por isso, precisamos acelerar a adaptação dos Institutos para essa nova realidade, para que eles sejam cada vez mais geradores de conhecimento e de tecnologias de produção inovadoras para a sociedade”, afirma.

Conheça o currículo das novas lideranças

Sergio Luiz dos Santos Tutui – Coordenador da APTA

Sergio Luiz dos Santos Tutui é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1990), com especialização em Propriedade Intelectual pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1999) e doutorado pela mesma instituição (2008). É ainda especialista em gestão pesqueira pela Fisheries Institute of Mie Ken do Japão.

Atua desde 1990 como pesquisador científico do Instituto de Pesca, desenvolvendo estudos em recursos pesqueiros e engenharia de pesca. Na área de gestão, Tutui é conselheiro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e foi diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) por oito anos.

Marcos Guimarães de Andrade Landell – diretor do IAC

É graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1979), possui mestrado em Agronomia e Produção Vegetal (1983) e doutorado (1989) na mesma área também pela Unesp.

Landell atua há 38 anos no IAC, onde construiu e mantém modernizado um dos quatro programas brasileiros de melhoramento genético da cana-de-açúcar, junto à equipe por ele liderada. Reconhecido por sua grande influência no setor sucroenergético, tem experiência na área de agronomia, com ênfase em melhoramento genético e seleção de novas variedades de cana-de-açúcar.

Celso Luis Rodrigues Vegro – diretor do IEA

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, possui especialização em Sistemas Agrários pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992).

Exerce a função de pesquisador científico no IEA desde 1992 e foi diretor do Instituto entre 2017 e 2019. Seus estudos científicos se concentram em temas ligados à coordenação de cadeias agroindustriais, inovação tecnológica e tendência do mercado de alimentos e bebidas, especialmente, do café.

Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva – diretora do IP

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (1991), possui especialização em Pesca e Aquicultura (1992), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2008).

Ingressou na Secretaria de Agricultura em 1994 como pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e em 2000 se transferiu para o Instituto de Pesca. Foi diretora técnica do Laboratório de Tecnologia do Pescado (2000-2011) e diretora do Centro Avançado do Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Marinho do Instituto de Pesca em Santos (2015-2017).

Atua na área de tecnologia com perspectiva para a cadeia de produção do pescado, com ênfase em tecnologias que visem o aproveitamento integral do pescado, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável do agronegócio, tendo experiência com o controle de qualidade do pescado, tecnologias de processamento e desenvolvimento de novos produtos para o mercado institucional.

Enilson Geraldo Ribeiro – diretor do IZ

Enilson Geraldo Ribeiro possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado e doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1999 e 2004).

É pesquisador do Instituto de Zootecnia desde 2007, tendo atuado como diretor do Centro de Experimentação Central (2013-2021) e como diretor do Centro de Pesquisa em Zootecnia Diversificada do Instituto, de fevereiro a maio de 2021. Suas pesquisas se concentram na área de Nutrição, Pastagens e Produção de Bovinos. Ribeiro tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente em nutrição de ruminantes, produção de forragem, manejo de bovinos leiteiros e pastagens e sistemas integrados de produção agropecuária.

Daniel Gomes – diretor da APTA Regional

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Manuel Carlos Gonçalves de Espirito Santo do Pinhal e é mestre e doutor em Pós-colheita pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Desde 2008, atua como pesquisador da APTA Regional desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de Agregação de Valor e Engenharia de Alimentos. Seus principais objetos de estudo são cogumelos comestíveis, frutas, hortaliças e qualidade de bebidas, em especial o café. Atualmente trabalha na avaliação gastronômica de produtos agrícolas.

Renata Helena Branco Arnandes – diretora do DGE

Renata Helena Branco Arnandes é doutora em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), pesquisadora do Instituto de Zootecnia desde 2005 e docente orientadora do Programa de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ. A nova diretora do DGE tem experiência em estudos na área de ruminantes, atuando nos temas de bovinos de corte, consumo alimentar residual, eficiência alimentar, emissão de metano entérico e avaliação de alimentos. Na área administrativa foi diretora do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ (2010-2013) e diretora geral do Instituto de Zootecnia (2013-2019).

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa - APTA
fdomiciano@sp.gov.br
g
salmeida@sp.gov.br

 

Notícias por Ano