bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Silagem biológica como aproveitamento racional do pescado

Os resíduos obtidos no aproveitamento de produtos originados da pesca podem chegar a 70% do peso inicial desses produtos. Tais resíduos (fauna acompanhante de pesca marítima; espécies subutilizadas em piscicultura continental; cabeça, pele, espinhas e vísceras de peixes provenientes de indústrias de processamento) são considerados matéria-prima de baixa qualidade, que, na maioria dos casos, não é utilizada e se transforma em dejetos que causam prejuízos ecológicos, sanitários e econômicos. Quando utilizados adequadamente, os dejetos podem representar um importante incentivo econômico para as indústrias que os produzem.
A silagem, produto final de um processo de fermentação controlada, representa um componente alimentar de alto valor biológico, além de aproveitar resíduos do processamento do pescado e espécies subutilizadas, ter simples tecnologia de produção, ser microbiologicamente estável e de fácil armazenamento. A silagem pode ser incorporada à ração comercial, enriquecendo o valor nutricional de produtos destinados à alimentação de animais.
O artigo “Silagem Biológica de Pescado”, da pesquisadora Thaís Moron Machado (thaismoron@pesca.sp.gov.br), apresenta detalhes da técnica de produção e aproveitamento da silagem biológica. Pode ser encontrado no item “Textos Técnicos” do menu do site do Instituto de Pesca (www.pesca.sp.gov.br). O Instituto de Pesca (IP-APTA) é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antônio Carlos Simões
(13) 3261-5474 e (11) 3871-7530
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Maitê Laranjeira (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br

 

Notícias por Ano