bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Simpósio vai tratar de bebidas não-alcoólicas na Fispal Tecnologia 2009

Acontece este mês na capital paulista o Simpósio Internacional de Processamento de Alimentos e Bebidas, coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (ABEA). O evento vai ocorrer durante a 25ª Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas - Fispal Tecnologia 2009, entre os dias 16 e 19 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
O Simpósio é organizado pela Brazil Trade Shows (BTS), promotora da feira, e inclui, no dia 16, discussões sobre tecnologia de bebidas não-alcoólicas. A opção por dedicar um dia para abordar bebidas não-alcoólicas se justifica pelo crescimento do setor, diz Gisele Anne Camargo, coordenadora técnica desse tema no simpósio.
Segundo a pesquisadora do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), do ITAL, este é um dos setores que mais crescem, “com ênfase para bebidas à base de frutas, se comparado a outros setores da área de alimentos. E as empresas estão trabalhando em novos produtos e ingredientes para acompanhar um mercado muito dinâmico e um consumidor cada vez mais exigente”.
O evento terá, deste modo, três eixos principais de abordagem: mercado, ingredientes e processos. Assim, as palestras terão como temas as tendências e perspectivas para o mercado de bebidas e em bebidas de café, um segmento diferenciado do setor; as inovações em utilização de aromas e no processamento de bebidas. Além disso, será apresentada a tecnologia de alta pressão, que não utiliza tratamento térmico e, portanto, acarreta em perdas menores dos nutrientes da matéria-prima. O processo ainda não é utilizado no Brasil e será explicado pela empresa que tem sua patente, em palestra com tradução simultânea.
Além deste tema, o simpósio vai tratar de “candies” (doces e chocolates), no dia 17; de embalagens, no dia 18; e de legislação de alimentos, no dia 19.

Assessoria de Comunicação do ITAL
Leila Ming Bratfisch
(19) 3743-1757 / leila@ital.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

SERVIÇO:

“Simpósio Internacional de Processamento de Alimentos e Bebidas”
Data: 16 a 19 de junho, durante a Fispal Tecnologia 2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo (SP)
Inscrições: Cursos ABEA

PROGRAMAÇÃO:

16/06/2009 – Tecnologia de Bebidas - Coordenação Técnica - Fruthotec-ITAL – Pesquisadora Dra Gisele Anne Camargo

14h00 às 14h20 - Abertura: Mercado de bebidas: tendências e perspectivas
Palestrante: Dra Gisele Anne Camargo – pesquisadora do FRUTHOTEC-ITAL

14h20 às 14h50 – Palestra: Tendências em Bebidas de Café - Maria Paula Tavares, coordenadora de Des. Novos Produtos - Cia Cacique de Café Solúvel

14h50 às 15h30 – Palestra: Utilização de aromas em bebidas não alcoólicas: inovações - Dra Mércia Bettini - Flavor Tech

15h40 às 16h20 – Palestra: Technological and commercial developments in high pressure processing (HPP) of foods - Raghu Ramaswamy, Ph.D., Sr. Food Technologist - Avure - Technologies e GIG do Brasil

16h20 às 17h00 – Palestra: Inovações em processamento de bebidas e extração de aromas naturais - Axel Reinhardt - Dohler América Latina

17/06/2009 – Candies (doces e chocolates) - Coordenação Técnica: Doce Revista

13h00 às 13h50 – Palestra - Avanços no consumo de chocolate com maior teor de cacau.- Raul Concer - Chef Executivo - Gerente do Centro de Inovação e Treinamento (Puratos Brasil Ltda)

14h00 às 14h50 – Palestra: A necessidade de estruturas mais avançadas para embalagens monodose para confeitos e biscoitos com maior valor agregado - Livia Nunes Guimarães, Engenheira de Desenvolvimento (Converplast Embalagens Ltda)

15h30 às 16h20 – Palestra: Como a tendência global em corantes naturais será determinante para o futuro de confectionery.- Pernille Borre Arskog - Technical Industry Manager.(Chr-Hansen)

16h30 às 17h20 – Palestra: Fibras naturais - o Z-Trim na substituição de gordura em biscoitos, forneados e recheios doces - Daniel Fernandes Zoia, Tecnólogo em Alimentos e Gerente de Contas - (Vogler System) e Fábio de Jesus Rodrigues, Engenheiro de
Alimentos e Executivo de Contas - (Vogler System)

18/06/ 2009 – Embalagens “Os novos desafios da embalagem: tecnologia, comunicação e sustentabilidade no tripé da inovação” - Coordenação Técnica – Líliam Benzi

13h00 às 13h15 - Abertura: Liliam Benzi - Mediadores: Antonio Cabral (Mauá) e Fabio Mestriner (ESPM)

13h10 às 13h15 - Lançamento do Documento “Diretrizes de Sustentabilidade para a Indústria de Embalagem” - Luciana Pellegrino – Diretora Executiva da ABRE

13:15 às 14:00 – Palestra: O papel da comunidade de design em criar o apelo verde para o consumidor - The role of the design community in creating green consumer appeal - Tim Corvin, Sócio Diretor da agência Webb Scarlett de Vlam (Reino Unido)

14h00 às 14h45 -  Palestra: A embalagem stand-up pouch (SUP) como alternativa para bebidas - uma nova estrutura para água - Rodrigo Paoletti, Gerente de Exportação do Grupo Alusa (Chile)

14h45 às 15h30 – Palestra: A embalagem avança na comunicação e invade a promoção. Grandes marcas latino-americanas exploram o novo recurso - Fabio Ariel Parra, Consultor de Marketing Promocional e Especialista em Promoções In Pack-stickers. Responsável pela área de Inovação e Novos Negócios da Autopack (Argentina)

15h30 às 16h15 – Palestra: Como levar inovação para as pequenas e micro empresas: do sonho à realidade - Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da ABRE (Brasil); Marcos Sebben, Sócio Diretor da agência Design Inverso (Brasil).

16h15 às 16h30 - Considerações finais - Antonio Cabral e Fabio Mestriner

19/06/2009 – Legislação de Alimentos: Atualidades e Tendências - Coordenação Técnica – Susi Lapa

13h00 às 13h50 – Palestra: Rotulagem de alimentos: podemos confiar? - Alexandre Novachi - Mead Johnson

14h00 às 14h50 – Palestra: Direitos Autorais, Marcas e Patentes para a Produção de Embalagens - Dr. Ricardo Pinho / Daniel Advogados

15h00 às 15h50 – Palestra: Alimentos transgênicos: onde estamos e para onde vamos? - Conselheiro do CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia

16h00 às 16h50 – Palestra: Legislação de alimentos e bebidas: atualidades - Susi Richter Lapa / Legali Assessoria

 

Notícias por Ano